Furto na PUC Minas: Suspeito pega peças de cobre e reage ao ser detido

assalto puc minas
Homem foi contido por seguranças da universidade (Reprodução/Google Street View + Redes sociais)

Atualização às 21:05 do dia 11/04/2022 : O texto e o título desta matéria foram atualizados após a divulgação de novas imagens que evidenciam abordagem excessiva ao suspeito.

Um homem de 21 anos foi preso suspeito de furto na PUC Minas, no bairro Coração Eucarístico, região Nordeste de Belo Horizonte, na manhã de hoje (11). Ele teria pegado materiais que compõe os hidrantes espalhados pela instituição de ensino. Ao ser detido, reagiu agredindo seguranças da universidade, segundo relato dos funcionários. A Polícia Militar foi acionada e prendeu o autor.

Após a publicação desta matéria, veio à tona um vídeo que mostra o suspeito sendo alvo de chutes e pisões mesmo imobilizado no chão por seguranças da PUC Minas. Estudantes da universidade fizeram um protesto durante a noite denunciando violência e racismo na abordagem (veja aqui). A PUC informou por meio de nota que os funcionários agiram diante de uma situação de risco e reforçou que lamenta o ocorrido, sem reconhecer que houve excesso no episódio.

De acordo com a PM, o caso aconteceu por volta das 9h de hoje. Os militares foram acionados pela própria universidade após informação que um homem suspeito teria entrado na universidade. Os seguranças passaram a procurar o indivíduo e o localizaram próximo ao prédio 10 do campus.

Ainda segundo a ocorrência registrada junto à PM, ao notar a presença dos seguranças, o homem tentou fugir. Os funcionários narraram que o suspeito teria reagido à abordagem com socos e chute. Os profissionais ainda contaram que foram ameaçados pelo rapaz com um estilete.

Mochila com materiais furtados

O suspeito sofreu escoriações pelo corpo e rosto. Quando a PM chegou à universidade, o homem já estava contido no chão.

O suspeito carregava uma mochila onde foram encontrados partes de hidrantes da universidade. O rapaz teria contado à PM que tinha o objetivo de revender as peças em algum ferro velho. Ele foi conduzido a uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e, logo depois, encaminhado à Central Estadual do Plantão Digital, no bairro Serra Verde, onde a ocorrência foi encerrada.

Por meio de nota, a PUC Minas confirmou as informações repassadas pela PM. “O que ocorreu foi uma tentativa de furto de mangotes (peças em cobre) dos equipamentos dos hidrantes de combate a incêndio. O fato ocorreu próximo ao prédio 10, do Campus Coração Eucarístico, onde o autor do delito foi imobilizado pela segurança da Universidade até a chegada da Polícia Militar, que foi acionada”, esclareceu a instituição por meio de nota.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!