Suspensão de mais de 80 ônibus em BH deixa usuários na mão: ‘Angustiante’

ponto de onibus bh
Região do Barreiro foi a mais afetada pela paralisação (Amanda Dias/BHAZ)

Mais de 80 ônibus deixaram de circular em Belo Horizonte por tempo indeterminado a partir de hoje (13) e os impactos já foram sentidos pelos usuários. Após anúncio de “colapso” por falta de combustível em duas empresas do transporte coletivo (entenda aqui), muitos passageiros tiveram dificuldades para se locomover pela cidade.

Nas redes sociais, muitos usuários reclamaram da falta de ônibus. Grande parte das reclamações veio de moradores da região Barreiro, uma das mais afetadas pela redução na circulação de ônibus. “Vou ir trabalhar de Jegue ou andando não tem nenhum ônibus BH bus no meu país chamado Barreiro”, ironizou uma usuária do Twitter.

‘Colapso’

Segundo o Setra-BH (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte), o sistema de transporte coletivo ”entrou em colapso por falta de óleo diesel em seus estoques e viabilidade financeira para contínua aquisição do insumo”. Os 80 veículos que deixaram de circular pertencem à empresa Viação Transoeste.

Outros 18 ônibus, pertencentes ao Consórcio Dom Pedo II, vão deixar de operar a partir da semana que vem, já que a previsão é que o estoque de diesel dure até este domingo (16). A paralisação do serviço afetará todas linhas da Estação Diamante, que atendem a região do Barreiro, em Belo Horizonte.

“O SetraBH lamenta a crise e destaca que os maiores prejudicados serão os usuários que deixarão de ser atendidos pelas duas empresas. A entidade e os Consórcios Dez e Dom Pedro II estão em contato com o poder concedente para viabilizar uma solução emergencial para a crise”, informa o sindicato. 

O BHAZ entrou em contato com a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), que informou, por meio de nota, nesta quarta-feira (12), estar “buscando uma solução para o problema de maneira que a população não saia prejudicada”.

Edição: Vitor Fernandes
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!