Talões de estacionamento rotativo deixarão de ser comercializados nesta sexta

PBH/Divulgação

Folhas e talões de papel do Sistema de Estacionamento Rotativo de BH não serão mais comercializados nos pontos de venda da capital a partir desta sexta-feira (26). Aqueles que já foram adquiridos continuam valendo e podem ser utilizados normalmente.

Com a interrupção da venda das folhas e talões em papel, os motoristas terão que adquirir o crédito eletrônico, que é vendido pelo mesmo preço – R$ 4,40 – nos postos de venda (bancas de revistas, lanchonetes etc.) ou usar os aplicativos do Estacionamento Rotativo Digital. Também a partir desta sexta os talões não serão mais vendidos on-line no site da BHTrans.

Funcionamento do Rotativo Digital

Nos pontos de venda, o usuário informa seu CPF e placa do carro (para se cadastrar no sistema), paga os R$ 4,40 e recebe um comprovante da ativação dos créditos.

Os aplicativos credenciados para compra de crédito estão disponíveis nas lojas virtuais para Android e IOS. O usuário pode baixar, também, por meio do site da BHTrans.

No app, o usuário deve cadastrar a placa do carro, escolher quantos créditos quer comprar e a forma de pagamento. Pode ser por cartão de crédito, débito ou boleto. Depois, é só ativar o rotativo quando estacionar e ficar atento ao tempo de permanência indicado na placa de regulamentação na rua.

O sistema funciona exatamente como antes: se a placa de permanência na vaga é de 1 hora, 2 horas ou 5 horas, o sistema vai contar o tempo válido do momento em que você ativar o seu crédito para aquele local. Com o papel era igual.

Todos os usuários terão 30 minutos de bônus por cada crédito adquirido, como na folha de papel do estacionamento.

O sistema

O Estacionamento Rotativo Digital foi lançado pela PBH em junho deste ano. Com o aplicativo no celular ou em postos de vendas o motorista pode comprar créditos eletrônicos para usar nas vagas de estacionamento rotativo da capital. Do lançamento até o início do mês de outubro, foram 769 mil créditos digitais adquiridos, sendo que 562 mil desses foram ativados. Atualmente, o novo sistema conta com 429 pontos de venda.

O sistema de Estacionamento Rotativo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; aos sábados das 8h às 13h; e aos domingos em locais específicos. A regulamentação e o funcionamento do sistema em cada local é informado nas placas.

Atualmente, o sistema de Belo Horizonte conta com 23.452 vagas físicas que, se respeitado o tempo de permanência máximo, se transformam em 105.830 oportunidades de estacionamento em 876 quarteirões da capital. Os tempos regulamentos em BH são de 1h, 2h, 5h ou 12h.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!