Tempo seco volta a afetar BH e pode provocar de dores a sangramento

sol bh
Temperaturas elevadas e baixa umidade devem castigar os moradores nos próximos dias (Amanda Dias/BHAZ)

Quem costuma sofrer com problemas respiratórios já começou a perceber a mudança no clima em Belo Horizonte ao longo dos últimos dias – e a previsão é que o problema continue. Nesta semana, a Defesa Civil municipal emitiu um alerta para a baixa umidade relativa do ar, que pode intensificar problemas respiratórios e alergias, além de provocar dores de cabeça e sangramentos no nariz.

De acordo com o órgão, uma massa de ar seco alcançou o município e deve deixar a umidade relativa do ar em torno de 30% no período da tarde – o mais crítico do dia – até o próximo domingo (25). O número está abaixo do ideal recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e exige cuidados e hidratação redobrados da população.

Nas redes sociais, várias pessoas já começam a relatar os impactos que têm percebido por causa do tempo. “Gastei R$ 130 num umidificador porque não conseguia respirar com esse tempo seco em BH”, comentou uma jovem. “Tô sentindo uma falta de ar agora à noite… Deus queira que seja só o tempo seco e minha sinusite”, disse uma outra. Vários ainda reclamaram de dificuldades para respirar e ressecamento dos lábios, entre outros problemas.

Fase de transição

De acordo com o meteorologista Heriberto dos Anjos, da GeoClima, apesar dos impactos nos moradores, as complicações estão dentro do esperado para esta época do ano. “É normal, porque nós estamos na transição. Já estamos no período seco, encaminhando para maio. Maio, junho, julho e agosto são os quatro meses mais secos aqui na região, então é comum”, explicou ao BHAZ.

Heriberto afirmou ainda que, nestas primeiras semanas, não há previsão de que a umidade do ar registre recordes de queda na capital. Os índices atuais, mesmo baixos, ainda estão muito acima dos registrados no último mês de setembro, quando BH chegou a ter umidade próxima de deserto – e, por enquanto, devem continuar assim.

O impacto também poderá ser observado nos termômetros, já que a massa de ar seco ajuda a elevar as temperaturas na capital. “Neste período, o tempo fica mais quente, com 29ºC, 30ºC em BH e em torno de 31ºC na região metropolitana. A umidade do ar fica por volta dos 30%, é comum essa massa de ar seco atuar na região nesta época”, complementa o especialista.

Cuidados redobrados

Mesmo estando dentro do esperado, o tempo seco ainda acende alertas relacionados à saúde. A partir de agora e ao longo dos próximos meses, os belo-horizontinos podem sofrer, frequentemente, complicações alérgicas e respiratórias, sangramento no nariz, irritação nos olhos e ressecamento na pele em função da baixa umidade do ar.

Confira abaixo as recomendações listadas pela Defesa Civil para amenizar os impactos neste período: ⠀

  • Hidrate-se durante o dia;
  • Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
  • Evite frituras;
  • Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
  • Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
  • Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;

Outro problema muito comum neste período são os incêndios em lotes vagos, matas e florestas, que, além de prejudiciais para o meio-ambiente, também dificultam ainda mais a vida dos moradores. Em caso de incêndio, a recomendação é que as autoridades sejam acionadas imediatamente. Para isso, você pode contatar o Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).

Edição: Roberth Costa
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!