Tempo seco não dá trégua e BH atinge ‘umidade próxima de deserto’

Dia quente de sol em BH
Massa de ar quente e seco continuará atuando em BH na próxima semana (Amanda Dias/BHAZ)

O tempo seco que tem castigado Belo Horizonte nessa semana acende alertas relacionados à saúde. A má notícia é que a baixa umidade do ar não vai melhorar pelo menos até o fim da próxima semana. A previsão para os próximos dias é de tempo quente, seco e sem chuvas.

Segundo o meteorologista Heriberto dos Anjos, além da baixa umidade, que está entre 15% e 20% na capital, a temperatura máxima para o fim de semana deve chegar a 30ºC. “É uma extensa massa de ar quente que pega boa parte da região Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Nos próximos oito dias não há previsão de muita mudança”, detalha o especialista.

Dia mais seco do ano

O especialista explica que a faixa de umidade em que Belo Horizonte e a região metropolitana se encontram, entre 15% e 30%, já é considerada estado de alerta. “A OMS (Organização Mundial da Saúde) determina que o ideal de umidade para a saúde humana é acima de 60%”, informa.

Heriberto acrescenta que, entre 12% e 20%, já é considerado estado de alerta, enquanto abaixo de 12% é estado de emergência. A capital mineira chegou perto dessa faixa mais crítica, nessa quinta-feira (10), quando atingiu a umidade de 12%. Ontem foi o dia mais seco de 2020, em Belo Horizonte.

Esse nível baixo da umidade é o mesmo que ocorre em regiões de deserto. No entanto, Heriberto destaca que não é correto falar que a cidade está com um “clima desértico”, já que, além da umidade, várias variáveis se somam nesta classificação. “São características totalmente diferentes”, comenta. Segundo ele, é provável que a massa de ar seco e quente em BH seja dissipada após os próximos oito dias.

Alguns cuidados são importantes para não colocar a saúde em risco nessa época mais seca. O meteorologista sugere não praticar atividades físicas intensas nos períodos mais quentes do dia e, principalmente, cuidar da hidratação. “Tem que beber água!”, reforça.

Cuide-se

A Defesa Civil de Belo Horizonte lista uma série de orientações para que os efeitos do tempo seco sejam atenuados. Confira:

  • Hidrate-se durante o dia;
  • Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
  • Evite frituras;
  • Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
  • Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
  • Em caso de problemas respiratórios procure um especialista.

Cachoeira para refrescar? Cuidado!

Com o calor na cidade, uma opção que muita gente procura é curtir o fim de semana nas diversas cachoeiras de Minas Gerais. No entanto, é preciso ter alguns cuidados para aproveitar esse lazer. No último fim de semana, que teve feriado prolongado, o Corpo de Bombeiros registrou 12 afogamentos em cachoeiras e lagos do estado.

No sábado (5), um adolescente morreu após se afogar em outra lagoa na região metropolitana de Belo Horizonte. No domingo (6), o destino foi o mesmo para dois meninos de 11 e 12 anos, também na Grande BH. Nem todos os acidentes resultaram em mortes, mas, segundo a corporação, em cada um deles, houve pelo menos uma vítima de afogamento.

O Corpo de Bombeiros recomenda que sejam sempre seguidas as orientações de segurança em rios, lagos e represas para evitar afogamentos. Também recomenda que, no caso de uma pessoa começar a se afogar, não se deve entrar na água para socorrer, pelo risco de se tornar mais uma vítima. Em caso de emergência, ligue para o 193.

Edição: Aline Diniz
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!