O metrô de BH começa os testes de wi-fi gratuito em vagões a partir desta quinta-feira (15). Inicialmente, apenas dois trens do sistema rodam com a tecnologia: as composições 28 e 29, estampadas com a nova marca e identificação de wi-fi.
A Metro BH, concessionária que administra o sistema, prevê a implantação total nas estações e nos trens até o fim de julho.
O novo sistema de conexão à Internet será 4G+. A empresa disponibiliza um número de WhatsApp para que os usuários relatem a experiência: 31 9 3250-3901.
Privatização do Metrô de BH
A empresa Comporte Participações e o Governo de Minas assinaram, no final de abril, o contrato de concessão do Metrô de Belo Horizonte. A concessionária será a responsável pela gestão do sistema após o processo de privatização, pelo prazo de 30 anos.
O investimento previsto é de R$ 3,7 bilhões. Desse total, R$ 2,8 bilhões são aportes do Governo Federal e R$ 440 milhões são provenientes do Termo de Reparação assinado com a Vale em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho.
O dinheiro deve ser investido na ampliação da Linha 1, única linha do metrô de BH atualmente, e na conclusão da construção da Linha 2. Segundo o governo do estado, a expansão da estrutura deve gerar mais de 28 mil empregos diretos e indiretos ao longo do contrato e promover melhorias na qualidade do serviço.
Estrutura
Atualmente, a rede de transporte metroferroviário da Grande BH possui apenas a Linha 1, que compreende 19 estações, ao longo de 28,1 km de extensão, interligando as cidades de Belo Horizonte e Contagem.
As intervenções previstas na concessão da Linha 1 envolvem investimentos para reforma de estações, compra de novos trens equipados com ar-condicionado e diversas atualizações tecnológicas. Além de ser revitalizada, a Linha 1 ganhará mais uma estação (Novo Eldorado, em Contagem).
Já a Linha 2, que chegou a ter obras iniciadas em 1998 e paralisadas posteriormente, terá sete novas estações ligando o bairro Calafate à região do Barreiro por 10,5 km de extensão. Após os investimentos, o sistema deve beneficiar aproximadamente 270 mil passageiros diariamente, dos quais 50 mil devem utilizar a nova Linha 2.
A previsão é a de que as novas estações comecem a ser inauguradas a partir do quarto ano da concessão e que todas estejam em operação no sexto ano.
Leilão
O metrô da RMBH foi concedido à iniciativa privada em 23 de dezembro de 2022, em leilão realizado na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo.
O consórcio Comporte Participações foi o vencedor da disputa, com uma proposta de R$ 25.755.111,00, o que representa um ágio de 33% frente ao lance mínimo era de R$ 19.324.304,67.