Mineirão recebe torcedor alvo de homofobia e promete ações contra preconceito

Agência i7/Mineirão + Arquivo pessoal

O torcedor cruzeirense de 24 anos que foi alvo de homofobia ao lado do namorado recebeu um convite do Mineirão para ir ao estádio nesta quinta-feira (5). Ele foi ao local quatro dias depois de ser fotografado abraçado ao companheiro sem que nenhum dos dois permitisse – a foto viralizou e o casal passou a receber ataques e ameaças. O objetivo da visita era fazer parte de uma reunião com uma equipe que estuda medidas de combate ao preconceito entre torcidas e no futebol.

Ao BHAZ, o rapaz que prefere não ser identificado contou ter recebido força e apoio logo que chegou ao estádio. “Recebi ligações de algumas pessoas do Mineirão ontem [quarta-feira] e aí a primeira coisa que eles fizeram foi me dar apoio e força”, conta. “O Mineirão já levanta essa bandeira [LGBTQ] há algum tempo e eles sentiram que eu poderia contribuir de alguma forma e me convidaram para essa reunião hoje”, explica.

+ Casal homossexual é atacado e ameaçado após foto no Mineirão viralizar

O cruzeirense disse ainda que também deveria ter encontrado um representa do Cruzeiro, mas que não conseguiu por conta de problemas pessoais. “Na reunião, a gente conversou bastante. Eles queriam ouvir sobre como é o sentimento de um torcedor LGBTQ dentro de um estádio, para entenderem qual a melhor maneira de ajudar”, disse. “Em breve uma campanha deve ser lançada pelo Mineirão, mas minha maior proposta foi de fazer primeiro uma conscientização interna”, diz.

“Vou sugerir o mesmo para o Cruzeiro, para que eles façam algo internamente e depois passem isso para o torcedor. Não faz sentido só dizer que é errado, se eu não entendo ou não pratico. Foi bem produtivo e tive muita escuta por parte deles [do Mineirão]”, explica o jovem.

Ainda segundo o cruzeirense, o namorado dele não pode comparecer na reunião, mas ele foi acompanhado por uma amiga lésbica. “Essa minha amiga é muito próxima do time feminino do Cruzeiro e contribuiu bastante”, conta.

+ PM faz treinamento e promete fechar o cerco contra homofobia em estádio: ‘Absurdo esse tipo de comportamento’

Questionado a respeito de como tem se sentido desde que tornou-se alvo de ataques e ameaças, o rapaz relata ainda estar com medo, mas otimista com os rumos da reunião para a qual foi convidado. “Ainda estou com medo, mas agora um pouco mais reconfortado. Muita coisa ruim aconteceu, mas agora as boas estão começando a acontecer”, diz.

Por fim, o torcedor pontua: “Eu gostaria que essas medidas de combate ao preconceito tomassem uma proporção nacional. Não com a minha imagem, já que não tenho intenção de ganhar mídia, mas para que toda a comunidade LGBTQ seja contemplada, para que as pessoas se sintam encorajadas a ir ao estádio”, finaliza.

Primeiro passo

Por meio de nota, o Mineirão informou ter se sensibilizado com o casal mesmo que nenhuma manifestação de violência tenha ocorrido dentro do estádio. No texto, o estádio diz ainda que a visita do rapaz “foi um primeiro passo para que o Mineirão prepare uma campanha de orientação ao público” sobre homofobia ser crime.

Nota do Mineirão na íntegra

“Com relação aos fatos amplamente divulgados nas redes sociais desde o último domingo, e embora não tenha ocorrido nenhuma manifestação de violência dentro do estádio, o Mineirão se solidarizou com o torcedor que foi hostilizado nas redes sociais e o recebeu esta manhã.

Essa visita foi um primeiro passo para que o Mineirão prepare uma campanha de orientação ao público que frequenta o estádio, referente ao fato da homofobia ser crime. Contamos com o apoio dos clubes mineiros para orientar os seus torcedores e também para combater quaisquer tipos de preconceitos que aconteçam nas partidas realizadas no Mineirão”.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!