Trabalhadores discutem rumos da greve do metrô em BH na tarde desta quinta

greve metrô bh
O encontro da categoria acontece às 17h30, na Estação Central do metrô (Amanda Dias/BHAZ)

Os trabalhadores do metrô de Belo Horizonte vão se reunir em assembleia na tarde desta quinta-feira (1º) para discutir os rumos da greve, que teve início há uma semana. O encontro, organizado pelo Sindimetro-MG (Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais), acontece às 17h30, na Estação Central do metrô.

A paralisação começou depois que o Tribunal de Contas da União aprovou, em plenário, a privatização da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) da capital mineira. Após dois dias de greve geral, a Justiça determinou que 60% dos trens circulassem na capital.

Ao BHAZ, Pablo Henrique, representante do sindicato, disse que a categoria não descarta nenhuma hipótese. “A greve pode continuar do jeito que está, pode ser encerrada ou radicalizada com a paralisação de tudo, em 100%”, afirmou.

Funcionamento do metrô de BH durante a greve

O metrô de BH entrou em estado de greve geral na meia-noite do dia 25 de agosto. O anúncio foi feito pela categoria depois que o Tribunal de Contas da União aprovou, em plenário, as condições para a privatização da CBTU.

Por determinação da Justiça, o metrô de Belo Horizonte voltou a funcionar dois dias depois, em uma escala diária mínima de 60% dos trens durante a greve. As bilheterias do metrô estão operando das 5h40 às 23h e as estações estão abertas das 5h15 às 23h para quem já possui cartão ou bilhete do metrô.

Os intervalos entre trens foram aumentados, para cumprimento da liminar:  nos dias úteis, o intervalo é de 9 minutos nos horários de pico e 25 minutos nos horários de vale. O horário de pico da manhã é das 6h às 8h30 e o horário de pico da tarde é das 16h30 às 19h. 

Aos sábados, os trens terão intervalo de 20 minutos até meio dia e 25 minutos após este horário. Aos domingos e feriados, o intervalo entre trens será de 32 minutos, durante todo o dia.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!