Traficante em prisão domiciliar posta fotos de viagem e acaba detida em bar de BH

Viatura PM
Ainda há suspeita de que a mulher tenha apresentado comprovante de endereço falso (Yuran Khan/BHAZ)

Uma mulher condenada por tráfico de drogas acabou sendo detida, em BH, após desrespeitar a prisão domiciliar. O MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) descobriu que a mulher estava viajando, quando a própria postou fotos do passeio nas redes sociais. Determinada sua prisão, a mulher estava foragida desde outubro do ano passado, mas foi detida pela Polícia Militar na última sexta-feira (22).

Inicialmente, a mulher havia sido condenada a 15 anos e dois meses de prisão, por tráfico de drogas. No entanto, devido à pandemia da Covid-19, ela teve a prisão domiciliar excepcional autorizada, mediante o uso de tornozeleira eletrônica. Ela poderia deixar a residência, em toda região metropolitana (perímetro livre), de segunda a sexta, das 6h às 19h30, e aos sábados, entre 6h e 15h, devendo permanecer recolhida aos domingos e feriados.

O Ministério Público recorreu da decisão, que foi mantida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Em maio de 2021, a condenada apresentou um comprovante de endereço de Ribeirão das Neves, na região metropolitana de BH. Na nova comarca, mesmo com manifestação contrária do Ministério Público, foi determinada pelo Poder Judiciário a retirada da tornozeleira eletrônica.

No entanto, ela não seguiu a ordem de permanecer em casa e fez uma viagem turística para Campos do Jordão, em São Paulo. Quando o MPMG observou o descumprimento, requereu a revogação da prisão domiciliar e o Juízo da comarca de Ribeirão das Neves determinou a suspensão do benefício e a expedição de mandado de prisão.

A Polícia Militar dirigiu-se ao endereço informado e constatou que a ela não residia no local. O apartamento estava alugado para outra pessoa havia pelo menos dois meses, o que levantou a suspeita de que a condenada jamais tivesse residido em Ribeirão das Neves. A suposição é de que ela apresentou comprovante de endereço falso, com a intenção de transferir seu processo para aquela comarca e requerer a retirada do aparelho de monitoração eletrônica, o que, de fato, veio a se concretizar. Na última sexta-feira (22), ela foi localizada e detida em um bar, em Belo Horizonte.

Edição: Vitor Fernandes
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!