Santa Casa de BH realiza primeiro transplante duplo; idoso recebeu fígado e rim

Divulgação/Grupo Santa Casa BH

Estável e consciente. Assim está o idoso de 66 anos que recebeu o primeiro trasplante duplo de órgãos na Santa Casa de Belo Horizonte. O procedimento, inédito na história do hospital, que é considerado o maior transplantador de Minas Gerais, aconteceu na última sexta-feira (23).

O paciente, que fazia diálise na instituição por ser portador de cirrose e disfunção renal crônica, recebeu o fígado e rim. O procedimento cirúrgico durou aproximadamente dez horas e foi considerado um sucesso pela equipe médica.

“Aconteceu tudo como o esperado, com absoluta eficiência. Desde a internação do paciente até a retirada dos órgãos e a cirurgia”, afirmou o médico Guilherme Riccio, diretor de Assistência à Saúde da Santa Casa BH.

Na manhã desta segunda-feira (26), o paciente recebeu alta do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) e foi para a ala de Transplantes do hospital.

Serviços ampliados

Futuramente a Santa Casa BH realizará transplantes de coração e ósseo. A novidade é em decorrência da modernização do espaço e da equipe especializada. “Estamos aguardando a visita do Ministério da Saúde. Acreditamos que, até julho, receberemos a autorização para realizar esses novos tipos de transplantes”, disse Mara Moura, gerente do setor de Transplantes.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!