Passageira faz alerta após pedir Uber e ser encontrada por falso motorista; app hackeado?

Reprodução/Facebook + Divulgação/Uber

Se você usa o Uber, ou está nas redes sociais, possivelmente recebeu uma mensagem que fala sobre a possibilidade de o aplicativo de transporte particular ter sido hackeado. A mensagem de alerta, que começou a circular no início de dezembro, foi publicada originalmente no Facebook. A empresária belo-horizontina Lêda Malard, de 43 anos, fez o post no dia 6 para contar ter sido abordada por um motorista em um carro diferente do informado após solicitar uma viagem.

A postagem de Lêda foi compartilhada mais de 1600 vezes apenas no Facebook, mas também foi parar em grupos de WhatsApp. Nela, a mulher conta que o condutor se aproximou em um carro com vidros escuros e que sabia o nome dela. O homem tentou convencê-la a entrar no carro, mas ela se negou ao perceber que a placa e outras informações sobre o veículo eram diferentes das que apareceram na tela do celular. Diante da negativa, o condutor disse que a viagem havia sido cancelada e deixou o local rapidamente, sem dar qualquer tipo de explicação.

Ao Bhaz, a empresária contou ter feito a publicação apenas para chamar a atenção de amigos e familiares, já que escutou a motorista que a pegou relatar que o aplicativo foi hackeado. A mulher disse ainda que não esperava tamanha repercussão para o post. “Pessoas de diferentes lugares do Brasil me ligaram para saber se era verdade, gente de Manaus, Londrina”, conta.


Ela ainda diz que o mesmo ocorreu com uma jovem em São Paulo. “A menina contou que chegou a colocar a bolsa e uma das pernas dentro do carro antes de perceber que não era o Uber que aparecia no celular”, relata. “Eu estava na porta de casa e achei que fosse alguém estacionando até que o motorista chamou meu nome”, lembra. “Ele disse algo como ‘isso costuma acontecer’ depois de eu dizer que o carro não era o que pedi”, continua. “Foi tudo muito rápido, ele disse que a viagem foi cancelada, subiu o vidro e saiu. Não consegui nem anotar a placa”, explica.

Em novembro deste ano, o diretor-executivo da Uber, Dara Khosrowshahi, confirmou que dados de 57 milhões de usuários do app em todo o mundo foram roubados no final de 2016. Nomes, números de carteiras de habilitação, e-mails e celulares de motoristas teriam sido comprometidos. A empresa negou, no entanto, que dados de passageiros tivessem vazado. Antes disso, porém, cerca de seis meses antes, em abril, usuários começaram a relatar app’s com informações trocadas e corridas solicitadas até de outros países.

Um dos casos de maior repercussão foi o relatado por uma publicitária paulista. A mulher de 28 anos falou com o G1 a respeito do assunto e preferiu não se identificar, já que estudava entrar com uma ação contra a empresa. Ela ficou surpresa ao ver na tela do celular o idioma do aplicativo em russo. Depois descobriu que a conta havia sido usada para uma viagem realizada em São Petersburgo, segunda maior cidade da Rússia. A corrida deu o equivalente a R$ 166.

Especialistas em Segurança da Informação são categóricos sobre invasões de celulares. Um deles falou ao UOL e disse que certamente o telefone de uma das partes envolvidas foi hackeado. Para Sérgio Cardoso, no entanto, grupos comuns não conseguiram tal acesso, já que a Uber tem recursos para tentar evitar a prática. Programas espiões podem ser usados para acessar a tela e capturar dados e senhas. Eles geralmente são instalados por meio de links e outros programas sem que os usuários percebam. Veja dicas para proteger seu celular.

Uber nega que app tenha sido hackeado

Por meio de nota enviada ao Bhaz, a Uber negou que a possibilidade de o app ter sido hackeado. A empresa ainda explica que “agrega ferramentas importantes que ajudam a trazer segurança para os usuários”. O texto ainda dá dicas para que passageiros se mantenha em segurança até que confirmem os dados dos motoristas enviados para pegá-los. Veja na íntegra:

“O app não foi hackeado e, portanto, os relatos não estão relacionados à tecnologia do aplicativo, que agrega ferramentas importantes que ajudam a trazer segurança para os usuários, antes, durante e depois de cada viagem realizada por meio da plataforma”

A tecnologia da Uber agrega ferramentas importantes que ajudam a trazer segurança para os usuários, antes, durante e depois de cada viagem realizada por meio da plataforma.

O acompanhamento da chegada do veículo pelo mapa, por exemplo, permite que o usuário aguarde por sua viagem fora da rua, em segurança.

Já a privacidade dos dados pessoais é sempre respeitada. Tudo o que o motorista parceiro sabe sobre o usuário é seu primeiro nome e o local para encontrá-lo. O usuário também tem apenas as informações necessárias para identificar o motorista com quem vai viajar – ou seja, nome, foto, avaliação, cor do carro e placa do veículo.

A Uber recomenda que os usuários sempre confirmem todos os dados de identificação para ter certeza de que estão embarcando no veículo correto. A empresa pede ainda que, caso observe qualquer divergência das informações sobre o motorista parceiro ou o veículo, o usuário não embarque no veículo e denuncie pela plataforma”.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

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