UFMG divulga diretrizes para provas do primeiro vestibular seriado; veja data e obras que serão cobradas

14/05/2025 às 16h22 - Atualizado em 14/05/2025 às 16h28
Reitoria UFMG
(Divulgação/UFMG)

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) divulgou a versão preliminar do Documento Norteador do Seriado UFMG, nova modalidade de ingresso na instituição. A coletânea contém as diretrizes para a elaboração das provas da Etapa 1 do ciclo 2025-2027, que serão realizadas em 14 de dezembro. Um das obras que serão cobradas é a canção “Principia” (álbum AmarElo), do rapper Emicida.

O documento que vai orientar a elaboração das provas é destinado às escolas e  aos professores da educação básica e à equipe de docentes da UFMG que será encarregada dessa elaboração. A versão preliminar do documento será apresentada aos professores da Educação Básica (EB) durante a Mostra Sua UFMG, no dia 24 de maio. Nos dias seguintes à Mostra Sua UFMG, serão feitos aprimoramentos no documento, e uma versão final será publicada.

Segundo o pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira, cerca de 600 professores já estão inscritos na Mostra. “A ideia é formar grupos para três apresentações ao longo do dia, no auditório da Reitoria, no campus Pampulha. Como um dos objetivos do Seriado UFMG é estreitar o relacionamento entre a Universidade e as escolas da Educação Básica, é fundamental ouvirmos as sugestões dos professores, aqueles que estão, como se diz, no chão da escola, para que possam ser feitos aprimoramentos nas diretrizes para elaboração das provas e o processo seja construído de forma coletiva e dialógica com a comunidade”, explica.

Ainda conforme a universidade, já estão definidas as obras que farão parte do repertório da Etapa 1 do seriado: o romance “Memórias de Martha”, de Julia Lopes de Almeida (1862-1934), a canção “Principia” (álbum AmarElo), do rapper Emicida, e o conjunto de autorretratos “Pão e circo”, do artista Paulo Nazareth.

“Com a escolha das obras que serão utilizadas nas avaliações da primeira etapa do Seriado UFMG e a conclusão da versão preliminar do documento norteador, cumprimos mais uma parte da construção do nosso processo seletivo de avaliação seriada”, acrescenta a reitora Sandra Regina Goulart Almeida.

“Trata-se de um trabalho feito a muitas mãos, de gestores e de professores que representam as diversas unidades acadêmicas e a Unidade Especial de Educação Básica e Profissional (Ebap) da UFMG. O próximo passo é ouvir os professores da educação básica, em especial os das escolas públicas, que, com suas sugestões, vão contribuir para a concepção de uma solução democrática e inclusiva, que vai aumentar as chances de estudantes historicamente afastados da universidade pública”.

Vestibular seriado UFMG

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) vai adotar, a partir deste ano, o processo seletivo de avaliação seriada. O vestibular seriado, que já é utilizado por mais de 20 unidades de ensino em todo o Brasil, permite que os candidatos realizem três exames em três anos, relativos a cada uma das séries do ensino médio. No final do processo, uma combinação das notas é utilizada para determinar os aprovados.

Com a mudança, estima-se que, em 2028, 30% dos estudantes que ingressarem na UFMG terão sido aprovados por meio da nova modalidade. A iniciativa foi aprovada na última semana pelo Conselho Universitário, que aprovou proposta apresentada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). O novo processo vai coexistir com o Sisu, que se vale do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O conteúdo programático da avaliação seriada será orientado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelo Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG). Neste ano, haverá apenas a avaliação referente ao primeiro ano do Ensino Médio, já que 2025 é o ano de inauguração do processo. Em 2026, haverá novamente a avaliação do primeiro ano e a avaliação do segundo; em 2027, por fim, haverá a avaliação dos três anos, completando o primeiro ciclo de implantação da novidade.

O processo da UFMG será aberto a estudantes que estejam cursando o Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também a qualquer pessoa que tiver concluído, a qualquer tempo, esse segmento ou essa modalidade de ensino da educação básica. A legislação que rege a reserva de vagas pelo sistema de cotas será aplicada também nesse caso, da mesma forma como ocorre com o Sisu.

Como funciona?

Um processo seletivo de avaliação seriada é uma forma adicional de seleção de candidatos aos cursos de graduação, ao longo de três anos consecutivos, que propicia, por exemplo, que o candidato inicie o processo ainda no primeiro ano do Ensino Médio. Apenas um percentual das vagas iniciais será ofertado por essa forma de seleção, sendo necessária a coexistência com outro processo seletivo (como o atual, com base no Enem). Assim, a Universidade se apresenta para os estudantes do Ensino Médio de forma gradual e progressiva e propicia ao candidato duas alternativas para acessar o ensino de graduação a cada ano. 

O candidato realiza a primeira etapa do processo seletivo no ano 1 e faz uma prova sobre o conteúdo do 1º ano do ensino médio. No ano seguinte (ano 2), o mesmo candidato habilita-se para a segunda etapa do processo seletivo e faz uma prova sobre o conteúdo do segundo ano. O chamado ciclo seriado se encerra quando, no ano 3, o candidato, finalmente, escolhe o curso de graduação em que planeja ingressar e participa da terceira etapa do processo. 

Um novo ciclo seriado é encerrado a cada ano, quando serão realizadas simultaneamente as três etapas do processo, cada uma delas pertencente a um ciclo diferente. O processo tem como referência os três anos do Ensino Médio para a organização dos ciclos de avaliação. O processo de seleção se aplica também aos egressos da EJA.

Conforme prevê a proposta aprovada pelo Conselho Universitário, o candidato, para ingressar na UFMG no primeiro período letivo de 2028 por meio da seleção seriada, deverá iniciar seu ciclo avaliativo já em 2025 e completá-lo nos dois anos seguintes (2026 e 2027). Trinta por cento das vagas iniciais da UFMG serão preenchidas com base nesse processo.

Isabella Guasti

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023. Vencedora do prêmio CDL/BH de jornalismo 2024.

Isabella Guasti

Email: [email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023. Vencedora do prêmio CDL/BH de jornalismo 2024.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ