UFMG repudia agressão contra estudante norte-americano no Centro de BH

Reprodução/Facebook

A Reitoria da UFMG e as direções da Faculdade de Ciências Econômicas, do Cedeplar e do Programa de Pós-graduação em Demografia divulgaram um comunicado nessa segunda-feira (28) em repúdio à agressão sofrida pelo estudante estudante Shane Landry. O norte-americano foi espancado, na madrugada da última sexta-feira (26), no Centro da capital.

Landry, que estuda demografia na UFMG há dois anos e meio, acredita que a agressão cometida por três rapazes teve motivação homofóbica. “Estávamos atravessando a Avenida Afonso Pena, no cruzamento com Rua Espírito Santo, quando fomos abordados pelos três ‘monstros’ que nos perguntaram: ‘Vocês estão rindo de quê?’. Nesse momento, eles começaram a nos bater”, disse.

“Condenamos e repudiamos, de forma veemente, qualquer forma de discriminação ou preconceito por orientação sexual ou qualquer ação que fira a dignidade das pessoas e reiteramos nosso compromisso com a erradicação de todas as formas de intolerância e violação dos direitos humanos”, declararam o reitor Jaime Ramírez e a vice-reitora Sandra Almeida.

A nota emitida pelos dirigentes da Universidade também destaca que a Instituição expressa sua “confiança nas autoridades mineiras, responsáveis pela apuração dos fatos e responsabilização dos culpados”. “Unimo-nos para acolhê-lo e apoiá-lo neste momento de dor. Não podemos nos calar diante de um crime de homofobia”, manifestaram-se, também por meio de nota, as professoras Paula Miranda Ribeiro, diretora da Face, Mônica Viegas Andrade, diretora do Cedeplar, e Laura Lídia Rodrigues Wong, coordenadora do curso de Pós-graduação em Demografia, programa ao qual Shane Landry está vinculado.

No documento, as professoras lembram que o Conselho Universitário, editou, em 2016, resolução que proíbe atos discriminatórios e violações de direitos humanos: “Lamentavelmente, nossas regras não protegem os membros da nossa comunidade em situações como essas”.

Veja a nota na íntegra:

Divulgação/UFMG

Da UFMG

 

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!