Belo Horizonte mantém uso obrigatório de máscaras em locais fechados

Máscaras em lugar fechado
Medida vale, pelo menos, até o dia 15 de agosto (Amanda Dias/BHAZ)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) decidiu que o uso de máscaras em lugares fechados da capital segue sendo obrigatório, pelo menos, até o dia 15 de agosto. Inicialmente, a medida valeria até este domingo (31), e depois seria reavaliada.

A decisão foi tomada pelo Grupo Técnico da Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com o prefeito Fuad Noman (PSD) após reunião na tarde dessa terça-feira (26).

“A obrigatoriedade será mantida considerando o surgimento da variante BA5 – altamente transmissível – no município, o retorno presencial das aulas a partir de 1º de agosto e a baixa cobertura vacinal do público infantil”, informa a PBH.

Além do transporte público e instituições de saúde, as máscaras devem ser usadas obrigatoriamente em shoppings e lojas, cinemas, teatros e todo e qualquer ambiente fechado com circulação de pessoas.

Segundo a administração municipal, as autoridades seguirão com o acompanhamento diário dos números da Covid-19 na capital e, caso necessário e com base em evidências científicas, medidas serão prontamente adotadas.

Baixos índices de vacinação

A prefeitura reforça que a Covid-19 vem afetando, principalmente, a parcela da população não vacinada. A segunda dose para o grupo de 5 a 11 anos, por exemplo, está em 61,4%. Já a dose de reforço do público de 12 a 17 anos está em 22,1%, enquanto a segunda dose de reforço para adultos de 40 anos ou mais está em 29,8%, índices abaixo do ideal.

Um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde ainda mostra que mais de 80% das pessoas internadas com a doença não se vacinaram ou não completaram o esquema vacinal.

“Continuaremos monitorando todos os índices diariamente para basear as decisões a serem tomadas. Mas é muito importante que a população contribua e mantenha a vacinação em dia para evitar as formas mais graves da doença e, consequentemente, internações”, reforça a secretária de Saúde, Cláudia Navarro.

A PBH ainda promove ações de repescagem para pessoas já convocadas para a primeira e segunda dose, reforço e adicional ou quarta dose. Os endereços, horários de funcionamento, critérios e documentos necessários para a vacinação podem ser conferidos aqui.

Relembre

No dia 13 de junho, a Prefeitura de Belo Horizonte anunciou a retomada da obrigatoriedade do uso de máscara em lugares fechados. A princípio, a medida seria mantida até o dia 31 de julho e, depois, a administração municipal resolveria pela liberação ou pela manutenção do uso.

Na ocasião, Cláudia Navarro esclareceu que a decisão foi tomada por causa de um aumento no número de novos casos de Covid-19 por 100 mil habitantes. “Esse novo aumento, junto com a maior incidência de doenças respiratórias dessa época, principalmente em crianças, leva a uma dificuldade na assistência ambulatorial”, disse.

Entre o final de abril, quando BH acabou com a obrigatoriedade do uso de máscaras em lugares fechados, e o meio de junho, 33 turmas de escolas municipais e particulares tiveram as atividades presenciais suspensas por conta do alto índice de casos entre crianças.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!