Estrutura da Vale em Mariana é interditada e Defesa Civil avalia necessidade de evacuamento

estrutura da vale
Atividades em estrutura da Vale em Mariana estão interditadas (FOTO ILUSTRATIVA: Agência Brasil/Tânia Rêgo)

A ANM (Agência Nacional de Mineração) interditou uma estrutura da Vale, em Mariana, região Central de Minas Gerais, na última sexta-feira (10). As atividades de disposição de estéril na mina Fábrica Nova estão interrompidas preventivamente.

Em nota ao BHAZ, a Vale informou que as atividades estão interditadas “nas pilhas PDE Permanente I, PDE Permanente II e PDE União Vertente Santa Rita”. A agência e a Defesa Civil estão fazendo uma vistoria no local, nesta segunda-feira (13).

Após a vistoria, a Defesa Civil e a ANM irão definir a linha de ação a ser adotada pela Vale e se há necessidade de evacuação dos moradores da ZAS (Zona de Autossalvamento).

A Vale informou que está acompanhando a vistoria da ANM e da Defesa Civil “para esclarecimentos necessários sobre as condições de estabilidade das estruturas, que permanecem inalteradas”.

Segundo a agência, a interdição da estrutura da Vale se deu “por não comprovação da estabilidade das estruturas”. “Assim que for apresentado laudo atestando a estabilidade das estruturas, a ANM decidirá sobre a manutenção ou não da intervenção”, completou a ANM.

Em contrapartida, a Vale afirmou que “as estruturas geotécnicas da companhia são monitoradas permanentemente por equipe técnica especializada”.

Edição: Lucas Negrisoli
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!