Represa Várzea das Flores será interditada durante os dias de Carnaval

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) anunciou que a represa de Vargem das Flores, em Contagem, será interditada durante o período de Carnaval. Segundo o órgão, a decisão foi tomada em conjunto com as prefeituras de Betim e Contagem, as promotorias de Justiça de Betim e Contagem, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar Estadual do Meio Ambiente, o conselho da Área de Proteção Ambiental Vargem das Flores (APA) e com o Instituto Estadual de Florestas (IEF).

O local estará fechado entre os dias 10 e 14 de fevereiro. A medida proíbe a prática de esportes náuticos e a realização de eventos festivos na orla da represa nesse período. A represa é um ponto muito frequentado durante fins de semana e feriados, tais como o Carnaval.

Este é o terceiro ano consecutivo em que o local é interditado. Segundo a Copasa, o objetivo é preservar a lagoa e evitar danos ambientais que venham prejudicar o abastecimento público da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Sendo assim, durante os dias de Carnaval, todos os acessos à represa serão fiscalizados e patrulhados.

Represa da RMBH

A represa Vargem das Flores, situada entre os municípios de Betim e Contagem, é um dos cinco mananciais que compõe o sistema integrado de abastecimento metropolitano.

Com uma extensão de 550 hectares e uma produção de 1.400 litros por segundo, a represa é responsável pelo fornecimento de água que abastece parte das cidades de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Esmeraldas, Ibirité, Lagoa Santa, Mocambeiro/Matozinhos, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, São José da Lapa e Vespasiano.

Vargem das Flores tem sido poupada, nos últimos anos, em função do baixo volume de água, em relação à média histórica e os índices pluviométricos registrados na bacia hidrográfica. De acordo com a Copasa, a represa estava nesta terça-feira (7), com 61,5% de água.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!