Verão começa e previsão em BH é de pancadas de chuva e calor no feriado de Natal

Defesa Civil/Divulgação+Wilson Dias/Agência Brasil

O verão, período de calor intenso, começou no Brasil às 14h28 da tarde  desta quinta-feira (21). A previsão é que a estação deve ter chuvas regulares na maior parte do país. O verão termina às 13h15 do dia 20 de março de 2018.

Entretanto, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o período terá influência do fenômeno La Niña de intensidade fraca. Fato que pode alterar as condições climáticas.

O verão é caracterizado, normalmente, por temperaturas elevadas em todo o país e com mudanças rápidas nas condições de tempo, com chuvas e ventos fortes, queda de granizo e raios.

O La Niña é o resfriamento das águas do Oceano Pacífico. Segundo o Inmet, esse resfriamento vem sendo observado desde agosto e indica a permanência do fenômeno pelo menos até março de 2018.

Com a presença do La Niña, pode ocorrer chuva mais contínua nas regiões Centro-Oeste e Sudeste; chuva acima do normal nas regiões Norte e Nordeste e irregularidade na distribuição da chuva na Região Sul.

Região Sudeste

De acordo com a previsão do Inmet, o trimestre na Região Sudeste será marcado por chuvas intensas, acompanhadas de rajadas de ventos e, por vezes, com queda de granizo. Normalmente, essas chuvas são intercaladas com a passagem de frentes frias, que ainda influenciam o clima, principalmente ao leste da região. A massa de ar quente e úmida domina nesta época, contribuindo para a elevação das temperaturas e formação de áreas de instabilidade no período da tarde.

Para Minas Gerais, principalmente no centro-norte e leste do estado, o Inmet alerta que a ocorrência de veranico é comum, em meados de janeiro e durante o mês de fevereiro. São períodos de dias consecutivos sem chuva e com temperatura máximas elevadas.

Belo Horizonte e região

Em BH e Região Metropolitana, de acordo com o TempoClima Puc Minas, neste início de estação, a temperatura de ficar alta. Segundo o instituto, a temperatura deve girar em torno de 30º, com previsões de pancadas de chuva e umidade relativa em 40%.

Já em relação ao feriado de Natal, a expectativa também é de pancadas de chuva e calor intenso.

 

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!