Vereador de BH pede moção de aplausos para policiais que atuaram em operação contra ‘novo cangaço’

Álvaro Damião
Pedido de Álvaro Damião foi encaminhado à presidente da Câmara (Abraão Bruck/CMBH)

O vereador de Belo Horizonte Álvaro Damião (DEM) solicitou uma moção de aplausos para os policias que participaram da operação que matou 25 integrantes do “novo cangaço”, em Varginha, no Sul de Minas. O pedido foi encaminhado à presidente da Câmara Municipal, Nely Aquino (Pode).

No pedido, o parlamentar ressaltou a operação realizada em conjunto entre a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal no último domingo (31). As 25 pessoas que morreram faziam parte do chamado “novo cangaço” e planejavam ataques a bancos. O grupo era considerado de alta periculosidade.

“A operação é, possivelmente, a maior e mais exitosa do país no combate ao chamado ‘novo cangaço’ e resultou no desmantelamento de uma quadrilha especializada em ataques a agências bancárias e a empresas de transporte de valores”, afirmou o vereador em um dos trechos do pedido.

‘Exaltar o trabalho’

Em outra parte do pedido, Damião ressalta que a importância da moção solicitada.

“Essa moção se dedica a exaltar o trabalho realizado pelos corajosos policiais, que arriscam suas vidas em prol da segurança pública e da defesa da vida dos cidadãos que poderiam ter sido mortos ou utilizados como escudo humano caso a ação da quadrilha tivesse sido levada a cabo”.

Procurada pelo BHAZ, a CMBH informou que o pedido está em tramitação e ainda não tem data para ser levado em votação no Plenário da Câmara Municipal.

Repercussão

A moção solicitada por Damião repercutiu entre os internautas. Alguns seguidores elogiaram o pedido do parlamentar, enquanto houve quem criticasse alegando que ele está “surfando na onda”.

“Mais do que merecido. Nossos guerreiros merecem ser reconhecidos e valorizados”, “Parabéns pela bela homenagem a nossa polícia que é a melhor do Brasil”, disseram alguns em apoio.

“Todo mundo querendo tirar uma casquinha, surfar na onda criada pelos policiais que fizeram todo o trabalho. Chegou a hora dos políticos capitalizarem os votos”, “Que venha 2022”, comentaram outros.

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!