Vereadores aprovam, em 1º turno, projeto que torna BH a ‘capital nacional da cultura cervejeira’

Bares em BH
Distância mínima nos bares e restaurantes também não será mais necessária (Giovanna Fávero/BHAZ)

Em votação nesta segunda-feira (13), os vereadores de Belo Horizonte aprovaram em primeiro turno um Projeto de Lei que torna a cidade a “capital nacional da cultura cervejeira”. De autoria do parlamentar Léo Burguês (União), o PL 671/2018 busca consolidar a capital mineira como polo da cultura cervejeira, “incentivando o turismo, o empreendedorismo e o desenvolvimento” da cidade.

No texto, o vereador argumenta que BH concentra grandes empreendedores do ramo da cervejarias, ampliando cada vez mais o número de consumidores e turistas. Segundo estimativa do SindBebidas (Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas de Minas Gerais), o estado produz, a cada mês, cerca de dois milhões de litros de cerveja artesanal.

Dos parlamentares que estiveram no plenário, 13 se declararam contrários ao projeto. Como o texto não recebeu emendas, ele já pode ser votado em segundo turno.

Desde 2009, Belo Horizonte é conhecida nacionalmente como a Capital Mundial dos Botecos. Além disso, há cinco anos, a Lei 22.511/2017 instituiu o Dia da Cerveja Artesanal Mineira, celebrado em 21 de dezembro.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!