Vídeo que circula no WhatsApp e mostra ala Covid sem pacientes não é do Hospital São Lucas BH

Vídeo Wpp Covid
HSL nega que zerou atendimentos de pacientes com Covid (Reprodução/WhatsApp)

Um vídeo que circula no WhatsApp mostrando o que seria a ala de Covid-19 de um hospital sendo fechada com leitos vazios tem sido equivocadamente atribuído ao Hospital São Lucas (HSL) de Belo Horizonte. Nas imagens, acompanhada por uma música gospel, os profissionais de saúde fecham as portas dos quartos, dão-se as mãos, formam uma roda e batem palmas. Procurado pelo BHAZ, o hospital confirmou que o vídeo não diz respeito à unidade, que continua recebendo pacientes com a doença.

Em outro momento do vídeo, funcionárias tiram a placa “Unidade Covid” de uma porta e comemoram o fechamento da área, enquanto a música “Noites Traiçoeiras” toca ao fundo. “Hospital São Lucas-Puc BH amanheceu sem pacientes de covid e fizeram esse lindo vídeo. ‘Para tudo há um tempo…’ Lindo vídeo, merecem nosso reconhecimento… Pediram para ser repassado! Graças ao Senhor Jesus!”, diz o texto que acompanha as imagens.

A mensagem ainda associa erroneamente a unidade hospital à PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Minas Gerais, que não tem um hospital universitário. Procurado pelo BHAZ, o Hospital São Lucas, do Grupo Santa Casa BH (GSCBH), esclareceu que a informação que circula nas redes é falsa.

A administração ainda reforça que continua atendendo pacientes com o novo coronavírus. Segundo dados disponibilizados pelo hospital, nessa quinta-feira, o HSL conta com 22 leitos de enfermaria e 10 de CTI (Centro de Terapia Intensiva) exclusivos para os casos de Covid-19. Já a taxa de ocupação está em 59% para a enfermaria e 30% no CTI (veja nota na íntegra abaixo).

Vídeo é associado erroneamente a vários hospitais

O texto também circula com o nome de outros hospitais, como unidades de saúde de São Joaquim de Bicas, na região Central de Minas, além de cidades de outros estados, como Curitiba (PR), Aracaju (SE), Santos (SP), Ribeirão Preto (SP), e Porto Alegre (RS).

No Rio Grande do Sul, a mensagem associa as imagens ao Hospital São Lucas (HSL) da PUC-RS. A universidade de fato tem uma unidade hospitalar com esse nome, mas o hospital já emitiu um “alerta de vídeo fake”. De acordo com a entidade, “infelizmente, trata-se de uma outra instituição de saúde, uma vez que o hospital ainda possui pacientes pela contaminação do vírus, todos sendo acolhidos para que possam receber alta assim que possível”, esclarece em nota divulgada à imprensa (veja na íntegra abaixo).

Nota do Hospital São Lucas BH na íntegra:

“O Grupo Santa Casa BH (GSCBH) esclarece que é falsa a informação que circula nas redes, afirmando que o “Hospital São Lucas-PUC BH” (que não existe) conseguiu zerar os atendimentos aos pacientes com COVID-19. A falsa informação é compartilhada juntamente com um vídeo de uma suposta homenagem feita pelos profissionais de saúde.

O GSCBH reforça que o nome correto da instituição é “Hospital São Lucas (HSL)” e que os atendimentos aos pacientes infectados com o novo coronavírus continuam sendo realizados na unidade. Hoje, 29/07, o HSL conta com 22 leitos de Enfermaria e 10 de CTI, exclusivos para os casos de COVID-19. As taxas de ocupação são de 59% (Enfermaria) e de 30% (CTI)”.

Nota do Hospital São Lucas da PUC-RS na íntegra:

“O Hospital São Lucas da PUCRS informa que está sendo compartilhado em grupos de WhatsApp um vídeo que mostra uma equipe de um hospital cantando uma canção e mostrando leitos vazios. Esse vídeo está sendo divulgado como sendo do HSL, comemorando zero pacientes internados por covid-19. Infelizmente, trata-se de uma outra instituição de saúde, uma vez que o hospital ainda possui pacientes pela contaminação do vírus, todos sendo acolhidos para que possam receber alta assim que possível.”

Edição: Roberth Costa

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!