A prisão de um gatinho em uma árvore com 21 metros de altura há pelo menos quatro dias mobilizou grupos de resgate na tarde desta quarta-feira (19) no bairro Ouro Preto, região da Pampulha, em Belo Horizonte.
Ao BHAZ, Milton de Freitas, voluntário do Grupo Resgate Animal Rio Arrudas e um dos responsáveis pela operação, conta que recebeu o apelo sobre o animal em apuros pelas redes sociais. O grupo é especializado em resgates em áreas de difícil acesso e contou com apoio do Grupo de Resgate Animal de Belo Horizonte (GRABH) para completar a missão.
“Quando fizeram o pedido falaram que os bombeiros ja tinham ido, mas não conseguiram fazer o resgate, disseram que ali era o habitat natural do gato. Aí, chamamos o pessoal do GRABH, e fomos lá tentar ‘bolar’ uma estratégia, mas não tinha outra a não ser escalar”, explica.
Já no local, os agentes verificaram que o animal estava no topo da árvore com mais de 20 metros de altura. Eles precisaram utilizar equipamentos de rapel para alcançar o gatinho.
“Tivemos que arremessar a corda lá em cima para ela passar por um galho e prender. Depois usamos a tecnica de escalada, de ascenção. Conseguimos direcionar ele para um dos galhos e depois o rapaz empurrou ele com um cabo de alumínio. Nós já estávamos lá embaixo com a rede para capturar o animal”.
Um vídeo registrou o momento exato em que o gato cai da árvore em direção à rede. “Ele voou, era muito alto mesmo. Na hora foi até engraçado”, brincou.
Gato é resgatado após 5 dias preso em árvore na Pampulha, em BH
— BHAZ (@portal_bhaz) February 19, 2025
? Asafe Alcântara/BHAZ pic.twitter.com/KYpvjzvDEf
Ao todo, nove pessoas trabalharam por mais de duas horas no resgate do gatinho, que passa bem e foi levado ao veterinário.
“Temos o princípio de que toda a vida importa, a nossa e a deles também. A gente se coloca no lugar do animal, e continuamos lá até resgatar. Não dá para ir embora sabendo que tem uma vida dependendo de você”, finaliza.