Vizinho flagra maus-tratos contra idosa em asilo de BH e chama a polícia; veja os vídeos

Reprodução/Facebook

Uma enfermeira de 34 anos precisou prestar esclarecimentos à Polícia Civil após ser flagrada maltratando uma idosa em um asilo no bairro Camargos, na região Noroeste de Belo Horizonte, nessa segunda-feira (1º). Vídeos compartilhados no Facebook mostram a mulher ameaçando a paciente. As imagens foram gravadas por um consultor de negócios em um imóvel vizinho à casa de repouso Recanto Conviver.

Os vídeos mostram a idosa em uma cadeira de rodas na parte externa do asilo. Em uma das gravações é possível ver que a enfermeira manda a mulher calar a boca e ameaça deixá-la sozinha no frio caso ela continue gritando. Em outro flagrante, uma segunda funcionária da casa de repouso aparece conversando com a idosa. “Todo mundo passando na rua e te olhando”, diz.

Os vizinhos do asilo acionaram a Polícia Militar (PM). A enfermeira levada à delegacia contou que a idosa foi deixada do lado de fora do imóvel por recomendação médica, já que estava bastante agitada. Ela disse que buscou a senhora logo após ela se acalmar. Ainda alegou que nunca maltratou nenhum dos pacientes da casa de repouso.

Segundo a PM, a idosa que aparece nas imagens tem 69 anos, sofre de paralisia infantil e não tinha sinais de agressão pelo corpo. Ao Bhaz, o consultor de negócios Agnaldo Luiz Cunha, que gravou as imagens, disse que estava em um quarto que fica ao lado do asilo quando começou a escutar gritos da idosa. Ele explicou que seus pais, donos do imóvel vizinho à casa de repouso, já teriam procurado os responsáveis pelo Recanto Conviver para falar de maus-tratos sofridos por outros pacientes do local. Na época, um proprietário teria se comprometido a tomar providências.

“Meus pais moram do lado do asilo e contaram ter ouvido gritos de idosos vindos de lá outras vezes. Eu estava no quarto quando a enfermeira começou a ameaçar a paciente. Ela disse que a deixaria no frio se ela não calasse a boca e a deixou sozinha na parte de fora por uns 40 minutos”, disse. “Essas coisas não podem acontecer, é um absurdo”, pondera.

A publicação de Agnaldo ultrapassou mais de 1,8 mil compartilhamentos no Facebook em um período de 15 horas. Uma das sócias do Recanto Conviver, Graziele Alvim, disse à reportagem do Bhaz que foi feita uma reunião na manhã desta terça-feira (2) para conversar com familiares de idosos que viram a repercussão do caso nas redes sociais.

Segundo Graziele, a enfermeira que ameaçou a idosa e a mandou calar a boca foi demitida. Imagens de câmeras de segurança que registram a rotina do asilo já foram repassadas para a polícia. Ela explica que o caso foi isolado e diz que o Recanto Conviver tomará providências legais contra o vizinho responsável pela denúncia.

“Estamos tomando todas as providências legais. A partir do momento que a pessoa faz uma denúncia, ela tem que ter certeza do que está falando. O rapaz não mora em Belo Horizonte e diz ter presenciado maus-tratos várias vezes, isso não faz sentido”, afirma.


“Nós temos todo o cuidado com os idosos, uma equipe preparada que acompanha todos os dias a rotina deles. Temos câmeras de segurança e a convicção de que foi um caso isolado”, explica.

Uma nota do Recanto Conviver a respeito do assunto também foi divulgada nas redes sociais. Na publicação, os responsáveis pelo local afirmam que costumam ter “retorno positivo” dos idosos e dos familiares.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!