O efervescente Carnaval de Belo Horizonte vai ganhar mais um bloco temático a partir do próximo ano. Desta vez, o grande homenageado será o cantor mineiro Milton Nascimento, com o desfile do Bloco do Bituca. A data e o local do cortejo ainda não são conhecidos.
De acordo com publicação nas redes sociais, o bloco nasce do “encontro entre a rua e a canção”, unindo batuques e poesia. A organização é feita por pessoas apaixonadas pela obra do grande medalhão da música brasileira e mineira.
Segundo a organização, o Bloco do Bituca é mais do que uma homenagem, é um gesto de gratidão em vida ao artista, “um tributo à força de uma obra que atravessa gerações e segue nos ensinando sobre afeto, liberdade e pertencimento”, afirma o texto.
Diagnóstico de demência
Na última quinta-feira (2), o filho do artista, Augusto Nascimento, confirmou que o cantor recebeu o diagnóstico de demência por corpos de Lewy (DCL), uma doença incurável.
Identificada após uma viagem em família aos Estados Unidos, a doença é a terceira forma mais comum de demência e responsável pela degeneração e morte de células nervosas no cérebro. A DCL apresenta sintomas semelhantes aos do Alzheimer e, no aspecto motor, se assemelha ao Parkinson – diagnóstico recebido pelo artista em 2023.
Conforme National Institute on Aging, agência federal dos EUA, a demência deteriora as células nervosas quando apresentam depósitos anormais de proteína alfa-sinucleína, chamados “corpos de Lewy”, que afetam substâncias químicas do cérebro. Essas alterações podem provocar problemas de pensamento, movimento, comportamento, humor, entre outras funções.
Milton se aposentou dos palcos em novembro de 2022, após a turnê de despedida ‘A última sessão de música‘. Detalhes das apresentações e a história artística da estrela-mor da música mineira foram registrados no longa-metragem ‘Milton Bituca Nascimento’, que concorre ao Grammy Latino 2025.













