Os 31 militares do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais enviados à Venezuela já estão trabalhando em campo, no resgate às vítimas dos terremotos. Vídeos mostram os mineiros atuando em meio aos escombros dos imóveis que vieram abaixo após os tremores. Os trabalhos começaram na noite de domingo e seguiram durante a última madrugada.
Neste domingo, 18 bombeiros e dois cães de busca, Argos e Santo, saíram de Belo Horizonte para se juntar a mais um grupo que partiu de São Paulo em direção à Venezuela. Além deles, outros 13 bombeiros de Minas desembarcaram na Venezuela por volta das 23h40 de sexta-feira (26), no horário de Brasília.
Veja também
A missão integra uma ação coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. A iniciativa faz parte da resposta humanitária do Governo Federal aos terremotos que atingiram o território venezuelano.
Ajuda humanitária é bem vinda em uma Venezuela destruída
A ajuda humanitária enviada pelo Brasil chega em um contexto de inúmeras demandas provocadas pela tragédia, na Venezuela. Os terremotos de magnitudes 7,2 e 7,5, segundo o USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos), que atingiram o país latino em sequência, na última quarta-feira (24), afetaram cerca de 6,8 milhões de pessoas.
De acordo com o Governo Venezuelano, quase 800 edifícios desmoronaram parcial ou completamente. Até o momento, cerca de 1.500 mortes foram confirmadas, mas a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que outras 50 mil pessoas ainda estão desaparecidas.
Entre as atividades previstas para os bombeiros de Minas Gerais durante o resgate estão a busca técnica, localização e retirada de vítimas, escoramento de estruturas, corte e rompimento de materiais, elevação de cargas, atendimento médico inicial, apoio logístico e atuação integrada com os mecanismos internacionais de coordenação. As regiões de La Guaira e Caracas estão entre os locais que devem receber equipes internacionais.









