Em um dia, mais de 600 mil se cadastram no ‘Não me Perturbe’ para vetar telemarketing

(Pixabay+José Cruz/Agência Brasil)

O site Não me Perturbe já teve 620 mil pessoas cadastradas, no primeiro dia no ar. A iniciativa é das operadoras de telecomunicações e atende a uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

É por meio dele que pessoas que não desejam mais receber chamadas de telemarketing de serviços de telefonia, dados e de TV paga podem se cadastrar e bloquear seus números – telefone celular ou fixo. 

A lista é única e atingirá as principais empresas do setor: Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo. 

O balanço preliminar foi divulgado pela Anatel em reunião com representantes das companhias do setor e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), nessa terça-feira (16). 

As pessoas que não desejarem receber esse tipo de chamada podem incluir seu nome no site, no ar desde o início desta terça-feira (16).

Segundo a Anatel, se uma pessoa solicitar a sua inclusão na lista do ‘Não me Perturbe’ e continuar recebendo ligações de oferta de bens e serviços de telecomunicações, pode ligar para o número 1331 e fazer uma reclamação. As sanções podem variar de advertência a multa de até R$ 50 milhões.

Assista ao vídeo produzido pela Agência Brasil sobre o tema:

O BHAZ fez o teste no Não me Perturbe nessa terça-feira (16) – o consumidor precisa fazer um login no site, com e-mail, CPF, telefone e depois preencher os dados da exclusão – pode excluir o contato de todas as operadoras de telecomunicações ou somente de algumas.

Finalizado o processo, o consumidor recebe uma mensagem: “Atenção! O prazo para efetivação deste bloqueio é de até 30 dias a partir da data da solicitação”.

Com Agência Brasil

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