Advogada cria página de namoro para pessoas de esquerda: PTinder

Ricardo Stuckert/Instituto Lula

“Aqui não damos Match e sim Marx!” Essa é a descrição da página de namoros criada pela advogada Maria Goretti Nagime. A diferença entre esse recurso e outros de relacionamento pela web é o foco. A ideia é criar uma página para promover o encontro daqueles que têm a mesma visão ideológica, com viés à esquerda: o PTinder. Inicialmente, as interações acontecerão pelo Instagram e depois será lançado um aplicativo.

Em conversa com o BHAZ, Nagime disse que a ideia surgiu quando um amigo teve uma frustração amorosa. “Ele estava apaixonado e tinha até marcado uma viagem para a Europa com a namorada, porém ela disse que conheceu outro rapaz e acabou terminando o relacionamento”, disse.

O término do namoro fez o diretor de uma das unidades do Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica) ficar de cama, e até mesmo sem trabalhar e se alimentar. “Vendo-o daquele jeito resolvi fazer uma ‘propaganda’ dele no meu Instagram. Conversei e, depois de muito insistir, ele acabou aceitando. Postei da seguinte forma: ‘Comece o ano conhecendo o meu amigo. Ele bebe de tudo, fala de tudo, ajuda todos e, principalmente, é de esquerda”.

Assim que a publicação foi realizada, Maria Goretti conta que recebeu diversas mensagens de mulheres interessadas no amigo. “A maioria delas falava que o fato dele ser de esquerda era o que mais chamava a atenção”, conta.

A postagem foi tão certeira que uma seguidora que mora em Roma entrou em contato e começou a conversar com o amigo da advogada. “O relacionamento deles deu muito certo, tanto que o meu amigo manteve a viagem para a Europa e se hospedou na casa dessa mulher. Eles estão apaixonados. Agora, o único problema é a distância”, diz com alegria.

#EleNão

Outro fator que contribui para o PTinder ser criado é o fato de muitas pessoas colocarem na descrição do Tinder que não desejam pessoas que apoiam “tortura e homofobia”. “No próprio aplicativo as pessoas estão colocando logo de cara o #EleNão, pois ficam com receio de conhecerem alguém bonito, mas que apoiam a tortura e homofobia”, afirma Goretti.

Para que o PTinder saísse do papel a advogada contou com a ajuda da escritora e amiga Elika Takimoto. “Com ela, elaborei a página do Instagram e vamos lançá-la na próxima semana. O app ainda vai demorar um pouco, pois temos algumas questões burocráticas para resolver”.

Na página, haverá quadros mostrando casais unidos ideologicamente e outro chamado “Partidão de Esquerda”. “Nesse nós queremos mostrar as pessoas que estão na pista. Será algo bem bacana”.

Goretti destaca ainda que não fará a mediação entre os casais e que a pesquisa sobre o pretendente ficará por conta de cada um.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!