VÍDEO: Aluna se levanta de cadeira segundos antes de ventilador despencar em sala de aula

ventilador
Vídeo de câmera de segurança mostra que Heloiza Morais se levantou segundos antes do ventilador despencar em cima da carteira dela (Reprodução/@heloiza_arena)

Uma adolescente de 17 anos, por muito pouco, não foi atingida por um ventilador em uma sala de aula da Escola Estadual Professor Sebastião Faria Zimbres, no distrito de Guaianases, em São Paulo. Vídeo registrado por uma câmera de segurança mostra que Heloiza Morais se levantou segundos antes de o equipamento despencar em cima da carteira em que ela estava sentada.

O episódio ocorreu em 26 de março. Ao BHAZ, a jovem, que está no 3º ano do Ensino Médio, disse que ficou bastante assustada ao perceber que se salvou de um acidente por “um triz”. Ela fazia uma prova e, naquele momento, havia se levantado para entregar a avaliação para a professora.

“Me senti aliviada por não estar lá sentada naquele momento, e também fiquei com raiva da escola”, desabafou a adolescente.

Para a mãe de Heloiza, Luzia Morais, a filha teve um grande livramento. Ela procurou a diretora da escola para obter esclarecimentos e foi informada de que todos os ventiladores estavam com a manutenção em dia.

“Ela [a diretora] disse que foi uma fatalidade. Não foi falta de manutenção, parece que o ventilador simplesmente quebrou. Minha filha chegou aqui em casa assustada, dizendo ‘foi essa prova que me salvou’. Então eu disse para ela guardá-la como a prova de que ela viveu um milagre”, disse a mãe.

Ainda de acordo com Luzia, a diretora garantiu que os equipamentos seriam trocados. A filha dela, por sua vez, escolheu não se sentar mais naquele lugar debaixo do ventilador.

“Foi questão de segundos mesmo, Deus que pegou na mãe dela e tirou ela de lá. Todos os professores da escola falaram: ‘minha filha, você nasceu de novo!'”, relembra.

Parafuso de ventilador soltou

Em nota enviada ao BHAZ, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) lamentou o incidente ocorrido na escola e reforça que nenhum estudante ficou ferido. 

“A direção da unidade havia contratado uma empresa para realizar a manutenção de todos os ventiladores da escola dias antes do ocorrido. Devido a um parafuso mal fixado, o equipamento caiu. O prestador de serviço foi notificado e retornou à escola no mesmo dia para vistoriar todos os equipamentos”, disse a pasta. 

“A Diretoria de Ensino Leste e a unidade estão à disposição dos responsáveis”, finalizou.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!