Após comover o país ao chorar na TV por falta de comida em casa, Dona Janete volta a estudar

Dona Janete postou um vídeo celebrando a volta aos estudos (Reprodução/Redes sociais).

A vida de dona Janete Evaristo,de 57 anos, mudou completamente desde que ela apareceu em uma entrada ao vivo noRJ1, jornal da TV Globo no Rio de Janeiro. Na entrevista, feita há cerca de um mês na fila do Prato Feito Carioca – programa municipal que leva comida a pessoas em vulnerabilidade –, ela acabou caindo nas lágrimas e emocionando a repórter.

Ao dizer que não tinha o que comer nem como alimentar sua família, dona Janete chorou. A repórter não se conteve, o vídeo viralizou e gerou uma onda de solidariedade que possibilitou a realização de um sonho. Nessa sexta-feira (15), a senhora postou um vídeo celebrando a volta aos estudos.

Nas imagens, publicadas no Instagram, ela celebra a conquista. “Dia 26 agora eu volto para a escola. Muito obrigada”, disse Janete. Ela agradece pelo apoio de todos que a ajudaram e diz que está ‘radiante’.

Dona Janete vai estudar à noite na Escola Professor Lourenço Filho, no Grajaú, perto de onde vive, no Morro dos Macacos. Aos 57 anos, vai cursar a 4ª série.

Relembre o caso

No último mês, Janete comoveu o país ao chorar na entrevista ao vivo para o jornal RJ1. Na ocasião, ela se emocionou ao relatar a situação de insegurança alimentar em que vivia junto com a família.

“Domingo a gente não tinha nada para comer. Eu estou desempregada, está muito difícil. Estou catando latinha, mas não dá. Eu não tenho ajuda de muita gente, então domingo a gente não tinha mesmo nada. Está muito difícil”, disse ela enquanto esperava por uma refeição na fila do programa da prefeitura Prato Feito Carioca, programa municipal que distribui alimentos a pessoas em vulnerabilidade.

A cena arrancou lágrimas da repórter Lívia Torres e dos espectadores do jornal. O vídeo se espalhou pelas redes sociais e mobilizou pessoas que se sentiram tocadas pela situação de Janete. 

Existe hoje uma vaquinha aberta para ajudar a dona de casa que já rrecadoy R$ 35 mil. Para doar, basta acessar o site ou doar pelo pix [email protected].

Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!