‘Domingo não tinha nada pra comer’: Mulher chora ao vivo por falta de comida em casa e cena comove

fome
O relato de Janete, moradora do Rio de Janeiro, arrancou lágrimas de telespectadores e da própria repórter que a entrevistava (Reprodução/TV Globo RJ)

O relato de uma moradora do Rio de Janeiro que vive em situação de insegurança alimentar arrancou lágrimas dos telespectadores do jornal RJ1, da TV Globo, e repercutiu nas redes sociais nesta terça-feira (21). Enquanto era entrevistada pela repórter Lívia Torres na fila do Prato Feito Carioca – programa municipal que leva comida a pessoas em vulnerabilidade – Janete Evaristo, 57, se emociona ao narrar a luta diária para alimentar a família.

“Domingo a gente não tinha nada para comer. Eu estou desempregada, está muito difícil. Eu estou catando latinha, mas não dá. Eu não tenho ajuda de muita gente, então domingo a gente não tinha mesmo nada. Está muito difícil”, disse ela, enxugando o rosto.

A mulher estava acompanhada do neto e também contou, com tristeza, ter perdido uma filha e o marido recentemente. Emocionada, a repórter se desculpou por ter abordado o assunto e, ao público, reforçou a importância de programas de assistência à população carente.

“Não esperava que isso acontecesse aqui. É gente que tá passando fome, gente que tá necessitando de comida e projetos como esse da prefeitura são muito importantes para que essas pessoas possam comer. A gente tá em 2022 e as pessoas precisam e têm o direito de comer”, declarou, encerrando sua participação.

‘Soco no estômago’

A triste cena viralizou nas redes sociais e o nome de Janete foi parar nos assustos mais comentados do Twitter. A reportagem acendeu um alerta sobre o crescente número de pessoas em situação de insegurança alimentar no país.

Estudo publicado no início do mês pela Pensann (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional) revela que, atualmente, mais de 33 milhões de pessoas passam fome no Brasil. O número é referente a população que enfrenta “insegurança alimentar grave”, de acordo com a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar.

No Twitter, a repórter Lívia Torres disse que várias pessoas tem a procurado na tentativa de ajudar Janete e a família dela. “Dona Janete foi um soco no meu estômago. Dói saber quanta gente tá na mesma situação, sem dignidade. Ela não tem dinheiro pra comer e também não tem um celular. Aos que pediram contato, estamos tentando falar com a neta, que (ainda bem!) tá na escola. Lindo ver tanta gente solidária!”, escreveu a repórter.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!