TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp

Após polêmica de doping, Tandara Caixeta alega contaminação ‘acidental’ e alfineta comitê

06/08/2021 às 20h01
Tandara Caixeta
Defesa da atleta argumenta que o contato com a substância 'ostarina' não foi proposital (Reprodução/@tandaracaixeta/Instagram)

A atleta Tandara Caixeta, da seleção feminina de vôlei, se pronunciou por meio de advogados sobre a denúncia de doping que a vetou da equipe brasileira nesta sexta-feira (6). Em nota publicada na tarde de hoje, a defesa da jogadora argumenta que o contato com a substância ostarina – pertencente a uma classe de anabolizantes – não foi proposital.

“Recentemente, inúmeros atletas no Brasil foram vítimas de incidentes envolvendo a Ostarina (SARM-S22), a ponto de a Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] intervir para proibir a comercialização de tal substância em território nacional”, diz o comunicado.

A nota também critica o fato de o COB (Comitê Olímpico do Brasil) ter comunicado o desfalque apenas algumas horas antes da partida de semifinal contra a Coreia do Sul. “Como se pode imaginar, a notificação de um resultado analítico adverso às vésperas de uma semifinal olímpica ensejando o inesperado e abrupto corte de delegação, configura situação extremamente desgastante e traumática para qualquer atleta”, diz um trecho.

Por fim, a defesa de Tandara também ressalta que a contraprova do exame ainda não foi analisada e lembra que a atleta não vivenciou nenhum caso parecido em sua carreira. “Até o momento, sequer foi analisada a contraprova da urina da atleta (amostra B), portanto, salvo melhor juízo, não se afigura razoável qualquer pré-julgamento de uma atleta íntegra, sem quaisquer antecedentes e que há anos contribui para as conquistas do voleibol brasileiro”.

Veja o comunicado na íntegra:

Desfalque importante

A notícia de que Tandara havia testado positivo no exame antidoping foi divulgada 10 horas antes da partida de semifinal das Olimpíadas, disputada contra a equipe da Coreia do Sul na manhã de hoje (6). Em nota, o COB diz que a suspensão se deve a uma “potencial violação de regra antidopagem” em exame realizado no dia 7 de julho, ou seja, antes da competição.

Após a divulgação, a atleta teve que retornar ao Brasil, ainda nesta sexta-feira. Apesar do desfalque, o Brasil venceu a equipe da Coreia do Sul por 3 sets a 0 e disputará a final do torneio neste domingo (8) contra os Estados Unidos.

Confira a nota do COB, na íntegra:

O Comitê Olímpico do Brasil recebeu nesta madrugada no Japão, através da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), a notificação quanto à suspensão provisória por potencial violação de regra antidopagem pela atleta Tandara Caixeta, da seleção feminina de vôlei. O teste foi realizado no período fora de competição no centro de treinamento da modalidade em Saquarema, no dia 7 de julho. Tandara retornará ao Brasil”.

Editado por: Giovanna Fávero

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.
InstagramLinkedIn

Larissa Reis

Email: [email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.
InstagramLinkedIn

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ