Após sobrecarga, Banco Central terá site exclusivo para consulta a dinheiro ‘parado’ em instituições financeiras

Banco Central
BC teve que suspender o acesso ao serviço depois de uma sobrecarga de acessos (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Banco Central informou, nesta segunda-feira (7), que o serviço de consulta e resgate de dinheiro “parado” nas instituições financeiras brasileiras será retomado por meio de um site exclusivo. A plataforma deve começar a funcionar na próxima segunda-feira (14).

No final de janeiro, o BC teve que suspender o acesso ao “Sistema Valores a Receber” (SVR) depois que uma grande quantidade de acessos levou à queda do site da instituição (relembre aqui). Agora, o objetivo é evitar que os acessos coloquem em risco o site do próprio Banco Central.

Com o site exclusivo, todo relacionamento do cidadão com o sistema será por meio deste link, não sendo possível “consultar ou solicitar valores” na página principal do BC na internet, nem dentro do sistema Registrato.

“No momento da consulta o cidadão saberá se tem valor a receber e, caso positivo, receberá a data para conhecer esses valores e solicitar sua transferência, a partir do dia 7 de março de 2022”, informou o BC ao recomendar que o cidadão consulte a página, na data informada.

Novas consultas

Se, por algum motivo, o interessado perder a data, ele poderá fazer uma nova consulta a qualquer momento para receber uma nova data de agendamento. No site do serviço há um passo a passo com todas informações necessárias para o resgate dos valores.

“O cidadão nunca perde o direito sobre os valores em seu nome. As instituições financeiras guardarão esses recursos pelo tempo que for necessário, esperando até que o cidadão solicite a devolução”, esclarece o BC.

Ainda segundo o banco, para acessar o Sistema Valores a Receber é necessário que o interessado tenha um cadastro no site gov.br nível prata ou ouro. O cadastro pode ser feito gratuitamente pelo aplicativo gov.br ou por meio deste link.

Alerta

O Banco Central ainda alerta sobre o risco de alguns golpes que podem ser aplicados e reforça que o serviço não será disponibilizado em nenhuma outra página da internet.

Além disso, não serão feitos contatos telefônicos nem envio de links para as pessoas, para tratar sobre valores a receber ou para confirmar dados pessoais.

“Ninguém está autorizado a entrar em contato com o cidadão em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber. Portanto, o cidadão nunca deve clicar em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram”, esclarece o banco.

Relembre

No dia 24 de janeiro, o Banco Central do Brasil lançou um serviço de consulta e resgate de dinheiro “parado” nas instituições financeiras brasileiras. Segundo levantamento do próprio BC, realizado em junho de 2021, há aproximadamente R$ 8 bilhões esperando por resgate.

Já no dia seguinte, o site da instituição ficou fora do ar por causa do enorme número de acessos e serviço do SVR foi suspenso temporariamente. Além da página do SVR, a instabilidade também afetou o site geral sites do BC, do “Registrato” e “Minha Vida Financeira”.

‘Sistema Valores a Receber’

O SVR busca ajudar pessoas a identificar se elas têm algum dinheiro depositado em seu nome, sem que tenha conhecimento, o que pode ocorrer em casos de devolução de cobranças indevidas de tarifas, por exemplo.

A princípio, o serviço permite consultar recursos remanescentes nas contas, tanto para pessoas físicas quanto empresas. Na primeira fase do novo serviço, o Registrato divulgará R$ 3,9 bilhões que podem ser devolvidos aos bolsos brasileiros.

Esse valor é decorrentes de contas correntes ou poupanças encerradas e não sacadas, cobranças indevidas de tarifas ou de obrigações de crédito com termo de compromisso assinado com o BC, cotas de capital e rateio de sobras líquidas de associados de cooperativas de crédito e grupos de consórcio extintos.

Ampliação

Ao longo do ano, o BC pretende ampliar a consulta para a devolução de valores decorrentes de tarifas ou obrigações de crédito cobradas indevidamente não previstas em termo de compromisso, contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas e com saldo disponível, contas encerradas em corretoras e distribuidoras de títulos e de valores mobiliários e demais situações que resultem em valores a serem devolvidos reconhecidas pelas instituições financeiras.

Segundo a instituição, os dados e os valores fornecidos no Registrato são de responsabilidade das próprias instituições financeiras. Em alguns casos, os saldos a receber podem ser de pequeno valor, mas o órgão orienta o cidadão a sacar o dinheiro que lhe pertence.

Para reaver os recursos, o cidadão poderá pedir o resgate de duas formas. A primeira será diretamente via Pix na conta indicada no Registrato, caso a instituição tenha aderido a um termo específico com o BC.

Nos demais casos, o beneficiário informará os dados de contato no sistema, e a instituição o meio de pagamento ou de transferência.

Com Agência Brasil

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!