‘Cadê o bom humor?’: Beto Carrero pede desculpas por ‘promoção’ para eleitores de Lula não votarem

Promoção do Beto Carrero
TRE-SC já recebeu mais de 150 denúncias referentes ao caso (Reprodução/@betocarrero/Instagram)

O Beto Carrero World fez uma publicação pedindo desculpas após a repercussão de uma “promoção” que ironizava eleitores do ex-presidente Lula (PT), sugerindo que eles não fossem votar no 2º turno. O TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina) já recebeu mais de 150 denúncias referentes ao caso.

Em post feito nas redes sociais, o parque temático anunciou primeiro um “passaporte verde e amarelo”, oferecendo 25% de desconto para quem usasse as cores da bandeira do Brasil até a segunda-feira (31). O passaporte ainda está disponível para compra no site.

Com a negativa repercussão da promoção, o Beto Carrero fez outra publicação, ironizando os eleitores do PT e oferecendo um suposto desconto para quem fosse ao parque no domingo de eleições usando vermelho e permanecesse durante todo o horário da votação. Esse passaporte, no entanto, não aparece no site.

“Para quem reclamou da promoção verde e amarelo, chegou o passaporte Para Todos! Chega de briga? Convide seu amigo petista e divirta-se o dia inteiro com ele! Vale somente domingo, para quem vier de vermelho, entrar antes das 8h e sair depois das 17h”, dizia a legenda.

‘Cadê o bom humor?’

As promoções divulgadas pelo Beto Carrero repercutiram negativamente nas redes sociais, e o parque foi acusado de cometer crime eleitoral. O artigo 299 do Código Eleitoral prevê como crime “dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita”.

Nesta quinta-feira (27), em nova publicação nas redes sociais, o parque pediu desculpas pelo que chamou de “piada” e “mal-entendido”, além de questionar aos internautas: “cadê o bom humor?”.

“Muita gente não entendeu a piada, não abrimos o parque antes das 8h ou controlamos o horário de entrada e saída. Todos são muito bem-vindos aqui, independente do horário ou da cor da camisa. Antes ou depois de vir se divertir vá exercer o seu direito de votar”, diz o post.

TRE-SC recebe denúncias

Procurado pelo BHAZ, o TRE-SC informou que recebeu mais de 150 denúncias por meio do aplicativo Pardal a respeito do assunto. “Todas estão sendo encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral, a quem compete requerer a instauração de representação para apurar o ocorrido”, diz o órgão.

Segundo o TRE, se houver indícios de irregularidades, o caso será encaminhado ao procurador regional eleitoral. “Com o MPE propondo abertura de representação, o processo será distribuído a um dos juízes relatores do Tribunal”, completa.

Já o MPF-SC (Ministério Público Federal em Santa Catarina) informou que “os fatos serão encaminhados para a Procuradoria Geral Eleitoral, em Brasília, já que o foco principal é a eleição presidencial”.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!