Bolsonaro alfineta Doria e garante vacinação contra Covid-19 no Brasil

bolsonaro vacina
Presidente falou pela primeira vez sobre o início da vacinação (Reprodução/Youtube/Foco do Brasil +Foca Lisboa/UFMG/Divulgação)

Depois de horas sem se manifestar sobre um momento histórico e muito aguardado no Brasil – a primeira aplicação de vacina contra a Covid-19 -, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) finalmente comentou sobre o assunto. Bolsonaro disse que o governo federal vai providenciar mais doses do imunizante e alfinetou o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com quem ele e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, vinham trocando farpas.

Em conversa com apoiadores na porta do Palácio da Alvorada nesta segunda-feira (18), o presidente defendeu que o governo federal não será um obstáculo no processo de imunização dos brasileiros. “A Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] aprovou, não tem mais o que discutir”, disse Bolsonaro, que ainda completou: “A gente vai comprar e vai atrás de contratos que fizemos também, que era para ter chegado a vacina aqui”.

O presidente também aproveitou a ocasião para “cutucar” o governador de São Paulo, João Doria. Os dois vinham trocando farpas desde o início dos estudos com imunizantes no Brasil e o atrito só se intensificou conforme a liberação da vacina se aproximava. Nesta segunda, após Doria presidir a aplicação do imunizante pela primeira vez no país, Bolsonaro rebateu. “Tá liberada a aplicação no Brasil. E a vacina é do Brasil, não é de nenhum governador não”, disse.

Início do fim

A primeira aplicação da vacina fora da fase de ensaios clínicos no Brasil aconteceu na tarde desse domingo (17). Ao lado de Doria, a enfermeira Monica Calazans, da UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, foi a primeira a receber uma dose da Coronavac, produzida no Brasil pela empresa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

Em resposta, o Ministério da Saúde adiantou a data prevista para o início da vacinação em outras regiões do país. Ainda no domingo, o ministro Eduardo Pazuello anunciou que os estados que já tiverem o imunizante podem começar a vacinar já na tarde de hoje (18).

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!