Bolsonaro diz que Petrobras deve anunciar redução no preço dos combustíveis nas próximas semanas

Bolsonaro
Petrobras deve anunciar redução, segundo o presidente (Clauber Cleber Caetano/PR)

A Petrobras deve anunciar redução nos preços dos combustíveis ao longo das próximas semanas, de acordo com o presidente Jair Bolsonaro (PL). A declaração foi feita em entrevista ao Poder360, neste domingo (5).

O mandatário não deu detalhes sobre os valores a serem reduzidos, e voltou a culpar as administrações estaduais pelos altos preços dos combustíveis em todo o país.

“A Petrobras começa nesta semana a anunciar redução no preço do combustível”, disse Bolsonaro em evento no Minas Tênis Clube, em Brasília. O presidente ainda disse que a queda deve seguir por algumas semanas.

“Eu não reajustei, mantive congelado desde 2019, o valor do PIS/Cofins, que é o imposto federal. Os governadores mantiveram o percentual, que varia de acordo com o valor na bomba. E mais que dobraram o valor arrecadado com o ICMS. Querem criticar, critiquem. Mas a pessoa certa”, argumentou o presidente.

Jair Bolsonaro ainda disse que faltam refinarias de petróleo no país e criticou a paridade dos preços dentro e fora do Brasil. Questionado se ele alteraria essa definição, o mandatário disse que a decisão caberia ao Congresso.

O presidente também sugeriu que os consumidores tirem fotos dos preços dos combustíveis nos postos. Segundo ele, a estratégia serve para “saber se o que vai ser reduzido chegará na ponta da linha”.

Edição: Vitor Fernandes
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!