Bolsonaro exalta operação policial que deixou 22 mortos no Rio: ‘Parabéns aos guerreiros do Bope’

Bolsonaro operação Rio
Operação na Vila Cruzeiro resultou na morte de 22 pessoas (Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil + Reprodução/@jairbolsonaro/Instagram)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) elogiou o Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e a Polícia Militar após uma operação na madrugada dessa terça-feira (24). Pelo menos 22 pessoas morreram na Vila Cruzeiro, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A ação ainda resultou em outras sete pessoas feridas.

“Parabéns aos guerreiros do BOPE e da PMERJ que neutralizaram pelo menos 20 marginais ligados ao narcotráfico em confronto, após serem atacados a tiros durante operação contra líderes de facção criminosa. A ação contou com apoio da DRE (@policiafederal) e @PRFBrasil“, começou o presidente.

Segundo o chefe do Executivo, a operação vinha sendo planejada “há meses” e os agentes de segurança monitoravam os passos de chefões do tráfico. O objetivo seria prendê-los fora da comunidade, “o que não foi possível devido ao ataque da facção, fazendo-se necessário o uso da força para conter as ações”.

Em explicação pelas redes sociais, o presidente continuou. “Para se ter ideia do grau de violência dos bandidos, parte dos alvos da operação foram responsáveis pelo assassinato de 13 agentes de segurança pública somente em 2022. ‘Especialistas’ omitem essas informações com o intuito de demonizar aqueles que arriscam suas vidas por nós”.

Por fim, o político lamentou a morte de uma pessoa inocente durante o confronto e alfinetou a imprensa. “Lamentamos pela vítima inocente, bem como pela inversão de valores de parte da mídia, que isenta o bandido de qualquer responsabilidade, seja pela escravidão da droga, seja por aterrorizar famílias, seja por seus crimes cruéis”.

Segunda operação mais letal do Rio

Uma operação da Polícia Militar na Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro, deixou pelo menos 22 pessoas mortas nessa terça-feira (24). De acordo com o g1, uma das vítimas é uma moradora da região, 12 são suspeitos e outros nove ainda não foram identificados. É segunda operação mais letal da cidade, ficando apenas atrás da que aconteceu no Jacarezinho, em maio de 2021, com 28 óbitos.

A ação começou na madrugada e foi encerrada por volta das 16h40. Além dos mortos, entre os feridos estão dois suspeitos, uma mulher que estava lúcida e foi levada ao hospital, um homem com um ferimento na barriga que foi levado inconsciente ao hospital, e um policial civil que foi ferido enquanto fazia perícia no local.

Os policiais também lamentaram a morte de Gabriele Ferreira da Cunha, de 41 anos, a moradora que foi morta na operação. Mas, ainda de acordo com a Polícia Militar, o disparo que matou a mulher partiu dos criminosos.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!