Bolsonaro posta stories com música de Caetano Veloso e será processado pelo artista

Caetano Veloso
Caetano vai processar o mandatário pelo uso indevido de sua voz (Fernando Frazão/Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) usou músicas de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Daniela Mercury, Preta Gil e Gloria Groove para promover ações do governo federal em seus stories no Instagram, neste sábado (2). Agora, Caetano vai processar o mandatário pelo uso indevido de sua voz. A informação foi divulgada pelo advogado do artista ao colunista Guilherme Amado, do Metrópoles.

Bolsonaro incluiu canções de cantores que costumam criticar o governo para promover iniciativas de vários órgãos federais, como o investimento em defesa civil, ações de desestatização e programas habitacionais. No caso da defesa civil, a postagem incluiu a a versão de “Andar com fé” gravada por Gil e Caetano para o disco “Dois amigos”.

O advogado Caio Mariano, que representa Caetano Veloso, disse ao colunista que o fato de as músicas estarem disponíveis na biblioteca digital do Instagram não autoriza o uso discriminado delas. A situação se agrava quando as obra são para fins de propaganda institucional e política.

“Os políticos de qualquer partido precisam entender que internet não é terra de ninguém e não podem usar músicas autorais sem a autorização dos detentores do direito”, disse o advogado.

O colunista do Metrópoles ainda procurou a jornalista Malu Mercury, casada com Daniela Mercury, que informou que a equipe jurídica da cantora está avaliando se vai processar Bolsonaro. “O ato do presidente é causa de dano moral por violação de direito autoral assegurado por lei, porque utilizou obra artística para fazer propaganda eleitoral sem permissão”, disse.

Para a jornalista, Bolsonaro “ficou com ciúme” depois que o ex-presidente Lula (PT) jantou na casa do casal nessa semana. Flora Gil, esposa de Gilberto Gil, também está avaliando se a família acionará a Justiça contra o presidente da República.

Edição: Vitor Fernandes
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!