Para quem tem fama de ser um país animado e feliz, o Brasil não ficou nem entre os 10 países mais felizes do mundo. De acordo com um relatório patrocinado pela ONU, a Finlândia garantiu o 1º lugar como o país mais feliz do mundo, enquanto o Brasil ficou na 44º posição.
É sétima vez consecutiva que a Finlândia ganha o posto de país mais feliz do mundo. Já o Brasil melhorou em relação ao ano passado, considerando que estava no 49º lugar e subiu cinco posições, ficando atrás do Uruguai (26º) e Chile (38º) da América do Sul.
O Afeganistão e o Líbano, devastados pela guerra, continuam a ser os dois países mais infelizes do relatório.
Em relação às idades, o relatório evidenciou que a Noruega, Suécia, Alemanha, França, Reino Unido e Espanha são países onde os idosos são agora significativamente mais felizes do que os jovens, enquanto Portugal e a Grécia mostram o padrão inverso.
O relatório é baseado na avaliação que as pessoas fazem da própria felicidade e em dados econômicos e sociais, e considera fatores-chave, como apoio social, renda, saúde, liberdade, generosidade e ausência de corrupção. A avaliação é divulgada desde 2012.