Butantan vai importar matéria-prima para produzir Coronavac para crianças de 3 a 5 anos

Coronavac
Aquisição deve garantir produção de 10 milhões de doses da vacina (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Atualização às 14:37 do dia 20/07/2022 : Atualizado para incluir informações repassadas pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), anunciou nesta quarta-feira (20) que o Instituto Butantan vai voltar a importar IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) da China para retomar a produção da vacina Coronavac. Os imunizantes serão destinados à vacinação de crianças de 3 e 4 anos contra a Covid-19.

A aquisição da matéria-prima deve ser feita para garantir a produção de 10 milhões de doses da vacina. “Também colocaremos à disposição do Ministério da Saúde para vacinar crianças do Brasil. Ao longo de agosto já poderemos iniciar a imunização das crianças”, publicou Garcia no Twitter.

Na última quarta-feira (13), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a ampliação da autorização de uso emergencial da vacina Coronavac para as crianças de 3 a 5 anos de idade. A decisão foi unânime, e a entidade não impôs restrição de aplicação para crianças imunossuprimidas.

“Tomamos essa decisão hoje, antes mesmo da inclusão no PNI (Programa Nacional de Imunizações), para que a gente tenha vacina suficiente para vacinar as crianças de São Paulo e colocá-las à disposição do Ministério da Saúde para vacinar as crianças do Brasil”, declarou o governador em um evento, segundo o g1.

De acordo com Rodrigo Garcia, a importação de 8 mil litros do IFA da farmacêutica Sinovac deve levar algumas semanas. “São Paulo vai usar os recursos da Fundação do Instituto Butantan pra fazer essa importação, acreditando que o Ministério da Saúde fará a aquisição das vacinas. Se a gente ficar aguardando inclusão no PNI pra fazer essa aquisição, nós vamos perder semanas preciosas”, completou.

Procurada pelo BHAZ, a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo confirmou que, caso o Ministério da Saúde não compre as vacinas, elas serão utilizadas pelo estado.

Aprovado pela Anvisa

A Anvisa aprovou o uso da Coronavac em crianças de 3 a 5 anos de idade na última semana. De acordo com a agência, os diretores “analisaram e buscaram todos os dados disponíveis sobre a vacina e seu uso em crianças”.

A análise contou com as informações submetidas pelo Instituto Butantan; com dados de pesquisas feitas no Chile, onde a vacina já é utilizada nesta faixa etária; resultados de pesquisas sobre vacinação contra Covid-19 no Brasil; pareceres das sociedades médicas convidadas; evidências de vida real e dados de literatura científica publicados.

“Pela totalidade das evidências, concluo que os benefícios conhecidos e potenciais da vacina Coronavac superam seus riscos para ampliar a aplicação da vacina em crianças com 3 anos ou mais”, afirmou no voto a diretora-relatora, Meiruze Freitas. 

Na última sexta-feira (15), o Ministério da Saúde recomendou a aplicação da Coronavac em crianças de 3 a 5 anos. Em nota, a pasta informou que os estoques já existentes nos estados e municípios devem ser utilizados também nesse novo público. No entanto, o ministério informou que “segue em tratativas para aquisição de novas doses”.

A decisão do Ministério da Saúde veio após ouvir a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI), e após a autorização da Anvisa.

Edição: Vitor Fernandes
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!