Caso Jéssica Vitória: Choquei diz que passa por ‘processo de reavaliação’

jessicaaaa
Polícia Civil investiga se “Choquei” induziu suícidio da mineira Jéssica Canedo (Reprodução/Redes sociais)

Seis dias após a morte da mineira Jéssica Vitória Canedo, a página Choquei, uma das responsáveis pela publicação de desinformação sobre a jovem dias antes do falecimento, se pronunciou nas redes sociais sobre o caso. Em nota, o perfil diz lamentar o ocorrido e que passa por “processo de reavaliação interna”.

Jéssica Vitória morreu na última sexta-feira (22) dias depois de um print falso, que sugeria um affair entre ela e o humorista Whindersson Nunes, circular na web.

Após o burburinho, a jovem de 22 anos precisou vir à público para esclarecer que tudo não passava de uma mentira. Na ocasião, a jovem disse que recebeu diversos tipo de ataques virtuais. “Isso passou do limite”, escreveu ela. A morte de Jéssica está sendo tratada como um suicídio.

Em comunicado, a Choquei afirma que manteve as redes paralisadas em sinal de respeito desde o dia da morte de Jéssica. O proprietário do perfil prestou depoimento à Polícia Civil de Minas Gerais nessa quinta-feira (28).

‘Reavaliação interna’

De acordo com a página, a desinformação foi publicada originalmente por outro perfil e republicada posteriormente pela Choquei. “Foram disponibilizadas imagens de diálogos que mostram os procedimentos adotados assim que a falsidade foi descoberta, como a retirada imediata do conteúdo falso republicado”, informa o texto.

“Neste momento, a Choquei passa por um profundo processo de reavaliação interna dos métodos adotados visando a implementação de filtros e códigos de conduta para evitar de episódios dessa natureza voltem a acontecer”.

“Reiteramos nossa solidariedade e total apoio à família de Jéssica Vitória Canedo”, conclui a nota.

Mãe de Jéssica pede justiça

A mãe de Jéssica Vitória Canedo deu uma entrevista ao programa Hoje em Dia, da Record. Bastante abalada, Inês Oliveira pediu punição aos responsáveis por produzirem e compartilharem o conteúdo que contribuiu para a morte da filha.

Segundo Inês, Jéssica sofria de depressão e estava recebendo ataques na internet devido a um print falso que sugeria envolvimento da jovem com o humorista Whindersson Nunes. “Eu queria justiça por tudo o que aconteceu, pelas mentiras que inventaram sobre minha filha”, começou ela.

Em meio a lágrimas, Inês explica que Jéssica nem tinha redes sociais. A jovem só criou um perfil no Instagram para se defender dos ataques que começou a receber. Um dos responsáveis pela divulgação do conteúdo falso sobre Jéssica Vitória foi a página Choquei.

“Ela chegava chorando: ‘mamãe, pede a eles para parar porque eu não estou aguentando. Faz alguma coisa, mamãe’. O que eu podia fazer? Eu só gravei um vídeo pedindo a eles, pelo amor de Deus, que parassem. Se eles tivessem parado, capaz que a minha filha ainda estaria aqui”, disse.

Prevenção

Ligações para o Centro de Valorização da Vida (CVV), que auxilia na prevenção do suicídio, passaram a ser gratuitas em todo o país em julho do ano passado. Um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Saúde, assinado em 2017, permitiu o acesso gratuito ao serviço, prestado pelo telefone 188.

Por meio do número, pessoas que sofrem de ansiedade, depressão ou que correm risco de cometer suicídio conversam com voluntários da instituição e são aconselhados. Antes, o serviço era cobrado e prestado por meio do 141.

A ligação gratuita para o CVV começou a ser implantada em Santa Maria (RS), há quatro anos, após o incêndio na boate Kiss, que matou 242 jovens. O centro existe há 55 anos e tem mais de 2 mil voluntários atuando na prevenção ao suicídio. A assistência também é prestada pessoalmente, por e-mail ou chat.

Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!