Celular Seguro: Governo lança hoje app que promete inutilizar aparelho roubado

telemarketing
Celular Seguro promete inutilizar os aparelhos roubados (Reprodução/Redes sociais)

O Governo Federal vai lançar, nesta terça-feira (19), às 15h, o aplicativo Celular Seguro, que permitirá o bloqueio imediato de linhas telefônicas e do próprio aparelho de telefone móvel em casos de roubo e furto.

Para utilizar o aplicativo, a pessoa deverá cadastrar os dados em uma página na internet a ser divulgada pelo governo federal. “Caso você seja roubado, é só acionar o sistema por um computador que operadora telefônica e bancos são notificados no mesmo instante, bloqueando acessos”, explicou o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, em postagem nas redes sociais.

“Uma medida importante para diminuir a dor de cabeça e as perdas financeiras de quem passa por furto ou roubo. Amanhã já estará disponível nas lojas de aplicativos”, completou o ministro.

A nova plataforma foi desenhada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). De acordo com o secretário-executivo da pasta, Ricardo Cappelli, os celulares roubados serão transformados “num pedaço de metal inútil” após o bloqueio.

“Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a Anatel, para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos”, anunciou.

Celular Seguro: Como usar o app

Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o serviço permite melhorar a segurança na utilização de dispositivos móveis por meio de cadastro centralizado dos Dispositivos Móveis Cadastrados, assim como dados de contato de Pessoas de Confiança dos proprietários dos Dispositivos Móveis Cadastrados. Isso permitirá o acionamento imediato de medidas de bloqueio dos Dispositivos Móveis Cadastrados a partir da comunicação de eventos de furto, roubo e perda.

Os interessados em utilizar a aplicação poderão fazer o download do Aplicativo nas lojas virtuais (App Store e Play Store) ou utilizar a plataforma web disponibilizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O app exigirá um processo de cadastro simplificado, inicialmente, coletando informações como nome completo, número de telefone, número de série e marca/modelo do dispositivo.

Também há um serviço de validação do cadastro, utilizando a plataforma gov.br, que, segundo o Ministério, melhora a precisão e segurança das informações registradas.

Integração do Celular Seguro

Segundo a pasta, inicialmente, o aplicativo Celular Seguro terá integração com os seguintes sistemas:

  • Cadastro de Estações Móveis Impedidas, módulo Secretaria de Segurança Pública (CEMI SSP), mantido pela Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), permitindo o compartilhamento de dados com operadoras de telefonia brasileiras participantes da solução para bloqueio do dispositivo, reduzindo potenciais danos fruto de roubos, furtos ou extravias de Dispositivos Móveis Cadastrados e subcontratados; e,
  • Instituições financeiras e instituições de pagamento, autorizadas pelo Banco Central do Brasil, aderentes ao Serviço Celular Seguro, permitindo o bloqueio de serviços financeiros ligados às suas instituições bancárias e financeiras dos Dispositivos Móveis Cadastrados roubados, furtados ou extraviados, cujo roubo, furto ou extravio tenha sido comunicado(a) por meio do Aplicativo ou plataforma web.

A critério do Ministério da Justiça e Segurança Pública, posteriormente poderão ocorrer integrações com outras empresas que possuem aplicações embarcadas em dispositivos móveis e que também têm preocupação com possíveis fraudes e golpes em caso de ocorrências com os Dispositivos Móveis Cadastrados.

A comunicação via Aplicativo ou plataforma web não exime o Usuário de realizar as comunicações necessárias perante autoridades policiais, operadoras de telefonia e instituições financeiras e de pagamento

Com Agência Brasil e Ministério da Justiça

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!