Chuva de meteoros a 120 km/h: Descubra o melhor horário e locais para assistir em BH

Lugares isolados sem muita polui~ção são ideias para ver o fenômeno (Divulgação)

Você deve se preparar para não perder o espetáculo de luzes que vai ocorrer nesta semana. A Geminídeas, uma das mais aguardadas chuvas de estrelas cadentes, vai atingir o seu pico com 120 a 150 meteoros por hora, entre quinta (14) e sexta-feira (15).

O fenômeno acontece no final de todo ano, quando a terra orbita pela trajetória do asteroide 3200 Phaeton, que deixou rastros de pequenas rochas e destroços no espaço. Esses fragmentos entram na atmosfera da Terra a 260 mil km/h.

A alta velocidade faz com que as pedras entrem em atrito com os gases presentes na mesosfera, criando o fenômeno de luz que conhecemos como estrela cadente. “No entanto, é preciso esclarecer que uma estrela cadente não é uma estrela, e, sim, um meteoro”, destaca o físico Renato Las Casas, professor aposentado da UFMG.

De acordo com o profissional, as Gemínidas são uma das poucas chuvas de meteoro que são originadas por um asteroide, e não por cometas. “A chuva leva esse nome devido ao ponto em que o asteróide parece se originar, que é na constelação de gêmeos”, explica.

Como e onde ver a chuva em BH?

O professor conta que a chuva pode ser vista em todo o mundo, entretanto, nem todos verão com a mesma intensidade. “É que em certas regiões vai estar de dia durante o horário dificultando a visibilidade devido a poluição luminosa.”

Além disso, segundo Renato, a poluição visual também é algo que pode dificultar a nitidez do céu. “Em relação a outras chuvas, há em BH, uma perda muito grande da visibilidade. Por isso, a minha dica é que você vá para um local mais isolado, fora de uma grande cidade e com menor poluição possível.”

Nas noites anteriores e posteriores à chuva também será possível enxergar algumas estrelas cadentes. “Mas, o melhor horário para assistir será às 1h da madrugada de quinta (14) para sexta-feira (15)”, conclui o professor.

Edição: Roberth Costa
Amanda Serrano[email protected]

Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e da TV Band Minas. Também trabalhou na assessoria política. Atualmente é repórter do Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!