Chuva de meteoros Perseidas poderá ser visível em BH e Minas amanhã; veja como observar

NASA
Perseidas em 2016 no estado de Virgínia Ocidental, nos Estados Unidos Virginia (NASA/Bill Ingalls)

Na noite desta quarta (11) e madrugada de quinta-feira (12) poderá ser uma grande oportunidade de se ver uma chuva de meteoros. As Perseidas serão detectadas com maior facilidade no hemisfério Norte, mas os observadores do hemisfério Sul também poderão assistir ao show, com exceção das localidades do Rio Grande do Sul para baixo. Em Belo Horizonte, o céu estará parcialmente nublado e o fenômeno tem possibilidade de ser visto de lugares mais escuros.

Segundo a Nasa, as Perseidas são fragmentos do cometa Swift-Tuttle. Todos os anos, entre julho e agosto, a Terra passa perto dos destroços deixados pelo cometa. Os detritos aparecem como meteoros em nosso céu, já que alguns deles entram na atmosfera terrestre a uma velocidade de 59 km por segundo. A alta velocidade faz com que os destroços queimem na atmosfera e deixem um rastro de luz atrás de si.

Já o cometa não será visto tão cedo, já que ele gira em torno do Sol apenas a cada 133 anos. É nessa trajetória que ele deixa os destroços que podem ser vistos anualmente pelos moradores terrestres. A Nasa ainda explica que os meteoros podem ser detectados mais facilmente em lugares longe da poluição luminosa, isto é, de luzes excessivas. Já pessoas abaixo de cerca de 30 graus na latitude sul não conseguirão ver o fenômeno de nenhuma forma.

Mais um fator ajuda na visualização das estrelas cadentes é o céu limpo. Na capital mineira, o céu vai estar apenas parcialmente nublado no período da noite de quarta (11) e quinta-feira (12), o que pode tornar possível a visualização do fenômeno. “Amanhã vai ter algumas nuvens no céu à noite, mas é uma situação de céu parcialmente nublado, e também na quinta-feira, então possivelmente [o fenômeno] vai poder ser visto”, explica o meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) Claudemir de Azevedo.

E se eu não conseguir ver os meteoros?

Caso você não consiga ver o fenômeno de onde está, sintonize nos canais oficiais da Nasa. A agência vai realizar uma transmissão ao vivo no FacebookTwitter e YouTube, na madrugada do dia 12 de agosto, de meia-noite às 7h (horário de Brasília).

Recomendações da Nasa:

  • Encontre um lugar confortável;
  • Evite ao máximo luzes fortes (incluindo a do celular);
  • Dê um tempo para seus olhos se acostumarem com o escuro (até meia hora, se possível);
  • Olhe para cima e curta o show!
Edição: Vitor Fernandes

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!