Chuvas intensas devastam municípios no Sul da Bahia e deixam centenas de desabrigados

Chuvas devastam cidades baianas
Ao menos 20 cidades declararam situação de emergência (Reprodução/Sul Bahia News)

Mais de 20 cidades declararam situação de emergência no Sul da Bahia, após um período de chuvas intensas. Várias localidades acordaram debaixo d’água nos últimos dias, o que obrigou moradores a abandonarem suas casas. Em nota, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), fez um apelo: ‘Saiam das ruas e vão para regiões mais altas’, disse ele.

Ao menos 12 cidades estão ilhadas, sem acesso a socorro por terra. A situação preocupa autoridades, uma vez que prestar resgate é uma tarefa difícil no momento. Em Jucuruçu e em outros municípios, por exemplo, casas ficaram submersas.

De acordo com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), dentre os municípios mais afetados estão Eunápolis e Itabela. O abastecimento de medicamentos está prejudicado em ambas as localidades, pois nem mesmo trajetos alternativos estão sendo recomendados.

“Faço um apelo para que as pessoas que estão próximas de rios e riachos saiam das suas casas e vão para regiões mais altas. Esses rios e algumas barragens vão soltar mais água. Recebemos um alerta da Chesf, que opera a barragem de Pedras, em Jequié, afirmando que, até amanhã, vai soltar um volume grande de água. Faço este alerta para que as prefeituras e órgãos de defesa civil e assistência social retirem as pessoas dessas localidades o mais rápido possível”, declarou em nota o governador da Bahia, Rui Costa (PT).

O governador do estado ainda determinou o envio de equipes do 18º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia aos municípios afetados. Ele afirmou que existe um esforço coletivo para realizar o socorro, por meio de barcos, aeronaves e até mesmo caminhonetes. A Defesa Civil da Bahia ainda não informou o número de feridos e pessoas desabrigadas.

O que causou a tempestade?

Uma tempestade atípica provocou até 450 mm de chuva em um único dia em municípios no Sul da Bahia, causando as enchentes que desabrigaram moradores. Segundo especialistas meteorológicos, o fenômeno seria a combinação de um corredor de umidade que vem da Amazônia e a formação de uma depressão subtropical – estágio anterior ao ciclone subtropical.

A chuva intensa começou às 17h, na terça-feira (7) e, pouco tempo depois, as cidades já estavam inundadas.

Artistas e internautas se mobilizam

No Twitter, o assunto está entre os mais comentados dos últimos dias. Muitos usuários se mobilizam para levantar hashtags, como a #ItamarajuPrecisaDeAjuda, para reunir o apoio de ainda mais pessoas.

Entre as figuras públicas, os acontecimentos também geraram repercussão. Artistas populares, como Anitta e Whindersson Nunes, usaram o alcance de suas redes sociais para chamar atenção ao que acontece no estado, mostrando disponibilidade para fazer doações aos necessitados.

O youtuber Felipe Neto foi um dos primeiros a se manifestar, anunciando a doação de R$ 100 mil para ajudar os afetados pelas enchentes. Whindersson, por outro lado, manifestou o desejo de enviar um helicóptero de resgate ao local. Além deles, nomes como Juliette e Gil do Vigor se pronunciaram para incentivar o apoio popular à causa.

Confira a repercussão:

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!