Cias aéreas endurecem fiscalização da bagagem de mão nos aeroportos; orientação começa hoje

Antonio Cruz/Agência Brasil

Depois de amargar o custeio com o despacho de malas de viagem, o brasileiro que for pego com bagagem de mão com tamanho acima do permitido, terá de despachá-la, estando sujeito à cobrança. A partir desta quarta-feira (10), as empresas áreas brasileiras vão intensificar a fiscalização sobre as malas de mão. Nas duas primeiras semanas, passageiros serão apenas orientados. Depois, a regra, já existente, será fiscalizada com rigor.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), o objetivo é agilizar o fluxo dos clientes nas áreas de embarque, evitando atrasos. Desde o início da cobrança pelas bagagens despachadas, muitos passageiros optaram por levar apenas uma mala de mão – por muitas vezes de dimensões e peso excessivos –, causando transtornos na hora do embarque na aeronave.

Nas primeiras duas semanas, os passageiros receberão orientações. Após o período, as bagagens que excederem o tamanho permitido terão que ser despachadas nos balcões de check-in das companhias aéreas.

Antes de entrar nas áreas de embarque, os passageiros terão que verificar se o tamanho das bagagens está de acordo com os padrões definidos pelas companhias: 55 centímetros de altura x 35 centímetros de largura x 25 centímetros de profundidade.

Nas quatro companhias participantes – Latam, Gol, Azul e Avianca Brasil – o valor da bagagem despachada varia entre R$ 59 e R$ 220.

A intensificação da fiscalização será feita por etapas, em 15 aeroportos; em Confins, na Grande Belo Horizonte, a ação terá início no dia 17 (veja relação abaixo).

Cronograma

  • A partir de hoje, a orientação será dada a passageiros que embarcam nos aeroportos Juscelino Kubitschek (Brasília); Afonso Pena (Curitiba); e Viracopos (Campinas/SP). Dia 25 entra em vigor a triagem das bagagens e obrigação de despacho das que estiverem fora do padrão;
  • Em 17 de abril, começa a orientação nos aeroportos de Confins (Belo Horizonte), Pinto Martins (Fortaleza), Guararapes (Recife), Luís Eduardo Magalhães (Salvador) e Val-de-Cans – Júlio Cezar Ribeiro (Belém). Duas semanas depois, em 2 de maio, terá início a triagem;
  • A terceira etapa envolverá os aeroportos de Santa Genoveva (Goiânia), Salgado Filho (Porto Alegre), Congonhas (São Paulo), Internacional de São Paulo (Guarulhos), Rio Galeão – Tom Jobim (Rio de Janeiro) e Santos Dumont (Rio de Janeiro). Em 24 de abril, começa a orientação nesses aeroportos, e em 13 de maio, a triagem das malas de mão.

Até 10 quilos

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o passageiro tem direito de levar com ele na cabine da aeronave até 10kg como bagagem de mão sem qualquer custo extra.

No entanto, a agência alerta que o transportador – no caso, a cia aérea – poderá restringir esse peso e o conteúdo da bagagem de mão por motivo de segurança ou de capacidade de aeronave, de acordo com informações obrigatoriamente contidas no contrato de transporte.

Por medidas de segurança, não podem estar nos volumes de mão objetos cortantes e produtos inflamáveis, explosíveis e outros itens classificados como artigos perigosos (salvo exceções).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!