Uma advogada de São Luís, no Maranhão, usou as redes sociais nesse fim de semana para compartilhar uma situação que a incomodou ao ser atendida em uma unidade da rede de restaurantes Outback. No TikTok, a mulher conta que os funcionários a atenderam de joelhos, o que ela julgou como um ato de subserviência.
“A mulher vem me atender e do nada ela abaixa. Depois vem outro me atender e a pessoa ajoelha de novo. Nessa hora eu não me aguentei e perguntei: ‘moça, mas por que você tá de joelho?’. Ela disse que é uma tradição no Outback. Minha irmã perguntou: ‘moça, mas essa tradição não dói seu joelho?’ e ela respondeu ‘pra ca*****'”, conta Ana Beatriz Isaias.
O vídeo, publicado no último sábado (18), conta com mais de 30 mil visualizações. Ela continua o relato e conta que a funcionária a explicou que abaixar-se para atender os clientes era uma das “normas” do Outback, para que os garçons e garçonetes “fiquem no alcance do olhar do cliente”.
“Eu falei: ‘moça, isso não é o mesmo patamar, isso é servidão, subserviência. Você está de joelhos para o cliente!'”, continuou Ana.
O que diz o Outback?
O vídeo da advogada foi repostado no Twitter e, por lá, o Outback prestou alguns esclarecimentos sobre a prática. Segundo a empresa, “nunca houve procedimento em que nossos colaboradores devessem ficar de joelhos durante o atendimento”.
A rede de restaurantes esclarece que existe uma recomendação para que os funcionários estabeleçam contato visual com os clientes, mas que “abaixar-se ou sentar-se à mesa sempre foi opcional”. Por fim, o Outback disse ter reorientado os restaurantes a abolirem essa prática.
“Para que não haja dúvidas sobre a seriedade do compromisso que temos com nossos colaboradores e clientes, reorientamos os restaurantes para que essa prática que é opcional seja extinta e reforçamos também que os restaurantes estão em conformidade com as normas de segurança do trabalho e ocupacional, em um ambiente seguro e sem risco às nossas pessoas”, concluiu.