Advogada vê funcionário de joelhos para atendê-la no Outback e se revolta; rede se pronuncia

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A mulher conta que os funcionários a atenderam de joelhos, o que ela julgou como um ato de subserviência (Reprodução/@anabeatrizisaias/TikTok)

Uma advogada de São Luís, no Maranhão, usou as redes sociais nesse fim de semana para compartilhar uma situação que a incomodou ao ser atendida em uma unidade da rede de restaurantes Outback. No TikTok, a mulher conta que os funcionários a atenderam de joelhos, o que ela julgou como um ato de subserviência.

“A mulher vem me atender e do nada ela abaixa. Depois vem outro me atender e a pessoa ajoelha de novo. Nessa hora eu não me aguentei e perguntei: ‘moça, mas por que você tá de joelho?’. Ela disse que é uma tradição no Outback. Minha irmã perguntou: ‘moça, mas essa tradição não dói seu joelho?’ e ela respondeu ‘pra ca*****'”, conta Ana Beatriz Isaias.

O vídeo, publicado no último sábado (18), conta com mais de 30 mil visualizações. Ela continua o relato e conta que a funcionária a explicou que abaixar-se para atender os clientes era uma das “normas” do Outback, para que os garçons e garçonetes “fiquem no alcance do olhar do cliente”.

“Eu falei: ‘moça, isso não é o mesmo patamar, isso é servidão, subserviência. Você está de joelhos para o cliente!'”, continuou Ana.

O que diz o Outback?

O vídeo da advogada foi repostado no Twitter e, por lá, o Outback prestou alguns esclarecimentos sobre a prática. Segundo a empresa, “nunca houve procedimento em que nossos colaboradores devessem ficar de joelhos durante o atendimento”.

A rede de restaurantes esclarece que existe uma recomendação para que os funcionários estabeleçam contato visual com os clientes, mas que “abaixar-se ou sentar-se à mesa sempre foi opcional”. Por fim, o Outback disse ter reorientado os restaurantes a abolirem essa prática.

“Para que não haja dúvidas sobre a seriedade do compromisso que temos com nossos colaboradores e clientes, reorientamos os restaurantes para que essa prática que é opcional seja extinta e reforçamos também que os restaurantes estão em conformidade com as normas de segurança do trabalho e ocupacional, em um ambiente seguro e sem risco às nossas pessoas”, concluiu.

Outback se manifestou sobre o caso nas redes sociais (Reprodução/Twitter)

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

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