CNH Social: Detran do Espírito Santo tem 10 mil vagas gratuitas para quem quer tirar carteira

detran espírito santo
Candidatos precisam ter mais de 18 anos completos no momento da inscrição (Banco de Imagens/Envato)

O Governo do Espírito Santo anunciou, nessa terça-feira (22), uma nova etapa do CNH Social, programa que permite a pessoas de baixa renda adquirirem uma carteira de habilitação gratuitamente. Quem se enquadra nos requisitos do Detran pode se inscrever até o dia 1º de abril e, enfim, conquistar o direito de dirigir. É a única fase de inscrições em 2022.

Para participar, os interessados devem acessar este formulário e informar dados pessoais, como nome, data de nascimento e CPF. Também é necessário cadastrar e-mail, telefone e município de residência, além de pontuar se o candidato é PCD (Pessoa com Deficiência) – 5% das inscrições estão reservadas para esse grupo.

O diretor geral do Detran do Espírito Santo, Givaldo Vieira, destaca o papel social do programa e sua importância para o cidadão. “Esse é o maior edital de toda a história do programa CNH Social. São 10 mil oportunidades para atender a população capixaba. Somamos 30 mil CNHs gratuitas em quatro anos de programa, superando a expectativa inicial. Esse é o braço social do Detran, que muda a vida das pessoas e dá a elas oportunidade e é um modelo pro Brasil inteiro”, observa.

Participantes poderão obter a primeira habilitação nas categorias A, para moto, ou B, para carro. Aqueles que já são habilitados podem adicionar a categoria A ou B, ou executar a mudança de categoria D – van, micro-ônibus, ônibus – ou E – caminhão e carreta. Após realizada a inscrição, não é possível alterar a categoria.

Quem pode participar?

“As informações prestadas no formulário de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, reservando ao Detran|ES o direito de excluir do projeto aquele que não preencher o formulário de forma completa e correta”, alerta o departamento.

A lista de selecionados será divulgada no site do Detran, a partir das 12h do dia 4 de abril, com os prazos das três fases de matrícula em ordem de classificação. Para quem não for selecionado de primeira, ainda há uma nova chance na chamada única de suplentes, que será divulgada em 27 de outubro na plataforma.

Vale lembrar que somente pessoas cadastradas no Cadastro Único do Governo Federal poderão se inscrever. Caso ainda não tenha cumprido essa etapa, basta regularizar a situação junto ao “Meu CadÚnico“.

Os cidadãos também precisam ter mais de 18 anos completos no momento da inscrição, morar no Espírito Santo e ter renda familiar de até dois salários mínimos. É necessário não estar judicialmente impedido de ter a CNH.

Matrículas

Para otimizar o atendimento da demanda, o Detran vai realizar as matrículas dos candidatos aprovados em três fases. Assim, os participantes devem ficar de olho para não perder a data e fazer a matrícula online, no site do departamento de trânsito.

– Primeiro grupo: 4 mil primeiros selecionados; matrícula entre 12h do dia 04 de abril de 2022 e 23h59 do dia 18 de abril de 2022;

– Segundo grupo: 3 mil candidatos seguintes; matrícula entre 12h do dia 06 de junho de 2022 e 23h59 do dia 20 de junho 2022;

– Terceiro grupo: composto pelos 3 mil candidatos seguintes; matrícula entre 12h do dia 22 de agosto de 2022 e 23h59 do dia 05 de setembro de 2022.

“É de inteira responsabilidade dos candidatos o acompanhamento das publicações no site oficial do Detran|ES, cumprimento dos prazos estabelecidos e a manutenção de seus dados atualizados, sob pena de ser considerado desistente do processo e perder o benefício”, pontua o Detran.

Com Detran | ES

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!