Covid-19: Vacina bivalente começa a ser aplicada amanhã

vacina bivalente
Inicialmente, o imunizante será aplicado somente nos grupos de risco (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A vacina bivalente contra a Covid-19 começa a ser aplicada em todo o Brasil nesta segunda-feira (27). Inicialmente, o imunizante será aplicado somente nos grupos de risco, como pessoas acima de 70 anos, com comorbidades ou indígenas, ribeirinhos e quilombolas.

No Brasil, dois imunizantes bivalentes produzidos pela Pfizer receberam autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para uso emergencial. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina melhora a imunidade contra o vírus da cepa original e também contra a variante Ômicron.

As vacinas bivalentes são indicadas como dose única de reforço para crianças e adultos, após dois meses da conclusão do esquema vacinal primário, ou como última dose de reforço. Os imunizantes monovalentes seguem disponíveis em unidades básicas de Saúde (UBS) para a população em geral.

Confira os grupos a serem imunizados com a vacina bivalente:

  • Fase 1: pessoas acima de 70 anos de idade, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas;
  • Fase 2: pessoas com idade entre 60 anos e 69 anos de idade;
  • Fase 3: gestantes e puérperas;
  • Fase 4: profissionais de saúde.

Com Agência Brasil

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!