A capacidade de leitura de crianças brasileiras entre 9 e 10 anos está bem abaixo do esperado, segundo teste conduzido pela Associação Internacional para Avaliação do Desempenho Educacional (IEA) e cujos resultados foram divulgados pelo Inep. Segundo a pesquisa, o Brasil ocupa a 39ª posição entre 57 países e está atrás de países como Azerbaijão e Uzbequistão.
O Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS) mais recente, de 2021, aponta que o Brasil alcançou uma pontuação média igual a 419 em compreensão de leitura, resultado significativamente inferior a 58 dos 65 países participantes da avaliação.
Nesse aspecto da avaliação, o desempenho dos estudantes brasileiros se assemelha ao das crianças de Kosovo (421) e Irã (413). Esse resultado, segundo o estudo, evidencia que os estudantes, ao lerem textos literários e informacionais com nível de dificuldade “fácil”, são capazes de localizar e recuperar informações explícitas.
Os estudantes brasileiros também se mostram capazes de fazer inferências diretas sobre alguma ação do personagem, no caso de textos literários, ou sobre a razão para um determinado resultado, no caso de textos informativos. Veja o ranking abaixo:
- Singapura – 587
- Irlanda – 577
- Hong Kong – 573
- Federação Russa – 567
- Irlanda do Norte – 566
- Inglaterra – 558
- Croácia – 557
- Lituânia – 552
- Finlândia – 549
- Polônia – 549
- Estados Unidos – 548
- Taipei Chinesa – 544
- Suécia – 544
- Austrália – 540
- Bulgária – 540
- República Checa – 540
- Hungria – 539
- Dinamarca – 539
- Noruega – 539
- Itália – 537
- Macau SAR – 536
- Áustria – 530
- Eslováquia – 529
- Letônia – 528
- Holanda – 527
- Alemanha – 524
- Nova Zelândia – 521
- Espanha – 521
- Portugal – 520
- Eslovênia – 520
- Malta – 515
- França – 514
- Sérvia – 514
- Albânia – 513
- Chipre – 511
- Bélgica (Flamenca) – 511
- Israel – 510
- Casaquistão – 504
- Turquia – 496
- Bélgica – 494
- Geórgia – 494
- Montenegro – 487
- Catar – 485
- Emirados Árabes Unidos – 483
- Barein – 458
- Arábia Saudita – 449
- Macedônia do Norte – 442
- Azerbaijão – 440
- Uzbequistão – 437
- Omã – 429
- Kosovo – 421
- Brasil – 419
- Irã – 413
- Jordânia – 381
- Egito – 378
- Marrocos – 372
- África do Sul – 288
Habilidades básicas de leitura
Ainda de acordo com o levantamento, aproximadamente 38% dos estudantes brasileiros não dominam as habilidades mais básicas de leitura. Essa porcentagem, por exemplo, não sabe recuperar e reproduzir um pedaço de informação explicitamente declarada no texto.
Em 21 países, esse percentual de estudantes sem qualquer domínio sobre a compreensão leitora não passa de 5%, como Irlanda (2%), Finlândia (4%), Inglaterra (3%), Singapura (3%) e Espanha (5%), por exemplo.
Cerca de 24% dos estudantes brasileiros dominam apenas as habilidades mais básicas de leitura. Esse percentual, somado aos estudantes que estão abaixo do básico, representa 62% da população de estudantes do 4º ano do ensino fundamental.
Apenas 13% dos estudantes brasileiros podem ser considerados proficientes em compreensão leitora no 4º ano de escolarização, e são aqueles que alcançam nível alto ou avançado de proficiência. Na Espanha e em Portugal, por exemplo, esse percentual atinge a marca de 36% e 35%, respectivamente.