‘Mais de 2 mil pedidos’: Decreto de Bolsonaro permite que qualquer cidadão compre fuzil

YouTube/Reprodução

O decreto das arma, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) permitirá que qualquer cidadão possa comprar um fuzil. A Taurus, empresa que fabrica e vende armas, informa que já são mais de “dois mil pedidos e que as armas estão prontas, só esperando a regulamentação do decreto e os consumidores consigam os documentos necessários para aquisição”.

A aquisição do fuzil se tornou possível com a nova classificação firmada pelos responsáveis pelo decreto. Agora, o fuzil T4, que é uma arma usada por militares e produzida no Brasil pela Taurus, está liberada para civis.
O valor da arma está entre R$ 8 mil e R$ 10 mil dependendo do ICMS de cada Estado.

Procurada pelo BHAZ, a Taurus informou que “tão logo a regulamentação do decreto nº 9.785 entre em vigor no país, imediatamente atenderá seus clientes, em até três dias após o cumprimento das exigências legais e administrativas”.

Quanto a comercialização do fuzil T4, “desejo de muitos Caçadores, Colecionadores e Atiradores (CACs), a Taurus esclarece que tem uma fila de mais de dois mil pedidos e que as armas estão prontas, só esperando a regulamentação do decreto e os consumidores consigam os documentos necessários para aquisição.

Armas permitidas antes do decreto: Revólveres, de calibre 32 e 38; Pistolas de calibre 380.

Armas permitidas após o decreto: Pistola de calibre ponto 40; Pistola nove milímetros; Pistola de calibre 45; Carabinas semiautomáticas; Fuzil T4.

“Esse decreto é ilegal e inconstitucional, acredito que não terá longevidade. É uma medida completamente absurda para a segurança pública”, explica Luis Flávio Sapori, ex-Secretário Adjunto de Segurança Pública do Estado de Minas.

“Ele [o decreto] cria condições para o crescimento de uma série de crimes no país, homicídios e tentativas. Em uma sociedade violenta como a brasileira, mais armas significa mais crimes”, completa Sapori, que também é professor de ciências sociais na PUC Minas.


Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!