Decreto impede que frequentadores levem caixas de som para praias no Rio de Janeiro a partir de hoje

Caixas de som poderão ser apreendidas pela guarda municipal
Caixas de som poderão ser apreendidas pela guarda municipal (Imagem ilustrativa/Fernando Frazão/Agência Brasil)

A cidade do Rio de Janeiro proibiu o uso de caixas de som nas praias. A nova norma passou a valer hoje (26) a partir da publicação do decreto do prefeito Eduardo Paes no Diário Oficial do Município. De acordo com o documento, está oficializada “a proibição legal de utilização de caixas de som ou quaisquer meios de amplificação sonora nas praias da Cidade do Rio de Janeiro”.

O objetivo do decreto é tornar eficazes as medidas de controle e fiscalização das fontes de poluição sonora nas praias e parques da cidade. O decreto também determina a apreensão dos equipamentos pela Guarda Municipal do Rio no caso de descumprimento da norma. O recolhimento será formalizado com a emissão de Termo de Retenção de Equipamento Sonoro (TRES) e deverá ser objeto de resolução.

A exceção prevista no decreto é para o uso dos equipamentos de amplificação sonora exclusivamente para a promoção de atividades desportivas ou de lazer devidamente autorizadas pela Prefeitura do Rio. Caixas de som também são permitidas em eventos autorizados pelo município em áreas públicas e particulares no município do Rio de Janeiro.

Opiniões divididas

Nas redes sociais, os internautas estão reagindo à nova definição do governo de diferentes formas. Alguns mostraram-se aliviados, já outros estão pensando o que fazer para substituir as famosas caixas de som nas praias.

“Acabei de ver uma notícia dizendo q a prefeitura do rio proibiu som na praia… tipo?? kkkkkkkkkk a prefeitura não tem oq fazer não? proibir som… na praia… a galera levava oq? aquela caixa de som enorme q o pessoa usa em evento? pq só assim pra fazer sentido”, escreveu um internauta. “Aqui no rio a galera não bota som ambiente não, é só caixa do tamanho de uma criança de 6 anos!”, explicou outro no Twitter.

“Desde que saiu o resultado, tem uma caixa de som de um vizinho (no centro de Porto Alegre) com o volume no talo, tocando o samba-enredo da Grande Rio”, relatou um terceiro em tom de brincadeira.

Com Agência Brasil

Edição: Roberth Costa
Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!